Custos ocultos na gestão de frotas corporativas
Os custos ocultos em frotas corporativas são fatores que podem reduzir a competitividade e a capacidade operacional das empresas, trazendo prejuízos financeiros e gastos enormes de energia para serem revertidos.
Frequentemente, eles são as principais causas do não cumprimento do planejamento financeiro, quando “as contas não batem”, e identificar o problema pode ser bem difícil sem as metodologias adequadas.
Para se obter precisão no planejamento financeiro de uma empresa, o primeiro passo é simplificar.
Eliminar e conhecer possíveis custos ocultos de sua frota corporativa são uma excelentes maneiras de tornar o planejamento financeiro mais simples e preciso.
Vamos começar detalhando quais são esses custos:
Entendendo melhor os custos ocultos
Na gestão de frotas corporativas são considerados custos como manutenção preventiva, aquisição/ renovação dos veículos da frota, combustível, remuneração dos profissionais envolvidos, sinistros, impostos, custos administrativos e segurança.
Mas os custos ocultos não entram em nenhum dos listados acima, e frequentemente pegam gestores de frotas de surpresa, pois não estão previstos em nenhum planejamento orçamentário. Entenda melhor no infográfico:
Como resolver isso?
Basicamente, buscar a eficiência operacional é o melhor caminho para sanar o problema dos custos ocultos.
Muitas empresas estão optando por especializar e fragmentar seus processos internos, delegando funções técnicas e estratégicas a especialistas em cada área.
Muitas vezes a solução está na terceirização de áreas específicas da empresa, que atuam com menor custo total e maior eficiência em funções como segurança, limpeza e conservação, suporte técnico e gestão de frotas corporativas.
Por se tratarem de atividades muito específicas, poupam a estrutura da empresa de investimento de dinheiro e tempo em treinamento e gestão de pessoal especializado.
Terceirizar é a melhor solução para os custos ocultos de frotas corporativas
Os custos ocultos desaparecem quando uma empresa terceiriza sua frota.
Os custos da terceirização são fixos (exceto custos eventuais, como sinistros e multas), e por isso é possível executar um planejamento financeiro mais simples e preciso.
Veículos parados representam um dos principais custos ocultos de frotas corporativas.
A indisponibilidade devido a manutenção ou reparo também deixa de existir, já que ao terceirizar a frota a empresa conta com veículos reserva para essas eventualidades.
Para manutenções preventivas, o custo já é coberto na terceirização, representando mais economia e menos custos variáveis para o seu planejamento financeiro.
Como a gestão da frota está a cargo da locadora da frota, sua equipe fica disponível para trabalhar com foco no que é realmente importante, a atividade final da sua empresa, o core business.
Ganha-se em eficiência operacional, possibilitando alcançar maior satisfação dos clientes.
E não para por aí: frotas terceirizadas custam em média 25% menos do que frotas próprias. Por isso, ainda é possível disponibilizar mais verba para investimentos que aumentem a capacidade produtiva e a lucratividade da empresa.
Quer saber mais a respeito da terceirização de frotas? Acompanhe os nossos perfis nas redes sociais e receba notificações quando publicarmos novos artigos aqui no blog. Até a próxima!