Created with Snap
Entenda o que é e qual a importância do custo total de propriedade

Entenda o que é e qual a importância do custo total de propriedade!

Tempo de leitura: 5 minutos.

Em muitos negócios, uma empresa que precisa de uma frota de carros para funcionar pode ter dificuldades em arcar com todos os custos. Alguns empresários preferem centralizar todos os serviços na tentativa de cortar gastos. Porém, isso nem sempre significa que o valor pago seja menor. Além de despesas superficiais com os veículos, combustível e seguro, é necessário considerar outros fatores, pois tudo isso influencia o Custo Total de Propriedade do investimento.

Esse conceito é muito importante para qualquer empresa que use serviços terceirizados. É a partir dessa análise que é possível determinar se o caminho da aquisição ou da terceirização deve ser tomado. Por isso, explicamos aqui o que é e como funciona o Custo Total de Propriedade. Confira:

O que é o Custo Total de Propriedade?

Custo Total de Propriedade

Mais conhecido pela sigla em inglês TCO (Total Cost of Ownership), o Custo Total de Propriedade representa uma análise de todos os custos envolvidos na aquisição de um serviço ou ferramenta. É o custo de manutenção para que algum sistema ou recurso continue funcionando adequadamente dentro da empresa.

Esse tipo de análise é utilizado com vários propósitos. O principal deles é determinar se um investimento trará resultados positivos para a empresa. Também existem outras ferramentas para ajudar nesse processo, como Planilhas de Estudo de Viabilidade, que contribuem bastante para o eficiente gerenciamento de frotas.

O que vem incluído no TCO?

A análise de custo total de propriedade não se restringe apenas aos gastos mais superficiais. Ela também deve considerar os custos ocultos, frequentemente ignorados quando alguns empreendedores buscam um investimento.

Por exemplo: digamos que sua empresa de transporte precise investir R$300.000,00 para iniciar uma frota própria, apenas adquirindo os veículos adequados, mas encontra um modelo alternativo por um total de R$200.000,00.

Leia também:  Como garantir a escalabilidade dos processos da sua empresa

Porém, além desse valor, deve ser adicionado o custo do combustível, seguro e o tempo que será gasto para administrar toda a frota, entre vários outros, dependendo do perfil e das características da frota. Aquele investimento inicial torna-se maior e a empresa pode repensar sua decisão.

Ainda é preciso considerar outros custos, como a depreciação de veículos, manutenções, sinistralidade e muito mais. Portanto, aquela economia esperada pode se transformar em um grande aumento de gastos.

Para mostrar esse resultado, a análise do Custo Total de Propriedade considera tanto o valor bruto da aquisição quanto as taxas de manutenção e pequenas perdas por intervalos não trabalhados. Se o custo de instalação da frota for muito alto em comparação com o valor da terceirização, o sistema sinalizará essa diferença.

Um dos itens considerados na análise de TCO de uma frota é justamente a qualidade dos veículos. Apesar de mais baratos, certos modelos representam maior gasto no médio e longo prazos. Pagar um pouco a mais por um veículo que consome menos combustível e dura muito mais sem precisar de manutenção é bem mais rentável do que cortar o custo inicial, por exemplo.

Quais são as vantagens da análise de TCO?

Quais são as vantagens da análise de TCO?

Como mencionamos, determinar o custo total de propriedade é muito importante para saber quanto um investimento vai custar em médio e longo prazo. Mas para determinar se esse resultado é positivo, é necessário compará-lo a outro índice: o Benefício Total de Propriedade.

Chamado de TBO (Total Benefit of Ownership), ele representa todo o valor que pode ser agregado à empresa com o investimento. Isso inclui, novamente, tanto valores brutos quanto valores ocultos.

Um sistema terceirizado que elimine todas as dores de cabeça da equipe, por exemplo, contribui amplamente para o aumento da produtividade. A partir destas análises, é possível determinar o quanto um investimento realmente agregará à empresa.

Leia também:  A importância de renovar a frota periodicamente

Agora você entende a importância desses indicadores, acesse nosso outro artigo sobre o assunto e descubra como calcular o Custo Total de Propriedade!

Acesse também os materiais gratuitos para download. Eles são produzidos pela Unidas, empresa líder em terceirização de frotas no Brasil com 2 mil clientes e mais de 100 mil veículos! Otimize seus processos de gestão da frota de maneira profissional e rápida, sem custo algum com esses materiais exclusivos. Clique aqui e faça o download agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados