Created with Snap
cultura e clima organizacional

Cultura e clima organizacional: saiba como incentivá-los na prática

Há muitos fatores que influenciam o desempenho de um negócio, tanto internos quanto externos. Porém, além da qualidade do produto, marketing e nível de formação dos colaboradores, cultura e clima organizacional também têm grande impacto nos resultados obtidos.

Hoje em dia, saber como desenvolver esses pontos é muito importante para seu sucesso. Para ajudar você a aplicar melhor esses conceitos, vamos explicar o que eles significam, qual a sua importância e como você pode fortalecê-los em sua empresa. Acompanhe!

O que são cultura e clima organizacional?

De forma bem simples, a cultura organizacional é o conjunto de valores e atitudes que são mais cultivados e procurados por uma empresa. Já o clima organizacional é a percepção geral que os colaboradores têm do ambiente de trabalho — se é muito agressivo, mais acolhedor, etc.

Ambos estão fortemente correlacionados. Quase sempre, a promoção de uma determinada cultura organizacional influencia diretamente o clima do ambiente de trabalho, e vice-versa. Por isso, é importante trabalhar os dois lado a lado.

Por que é tão importante acompanhá-los e promovê-los?

Apesar de não serem fatores técnicos diretamente mensuráveis, eles afetam diretamente o trabalho da sua equipe. Quando cultura e clima organizacional são mais positivos, é possível obter diversas vantagens. Veja aqui alguns exemplos:

Melhoram a qualidade do ambiente de trabalho

Um espaço de trabalho mais saudável é fundamental para assegurar o desempenho da sua equipe no longo prazo. A maioria dos profissionais passa de 8 a 10 horas por dia na empresa onde trabalha. Se esse ambiente for excessivamente competitivo e/ou ameaçador, isso impacta negativamente seu empenho e saúde mental.

Leia também:  Coronavírus: como preservar a saúde dos seus colaboradores

Por outro lado, um clima organizacional mais positivo, assim como uma cultura de feedback e cooperação, torna esse espaço acolhedor, dando abertura para que os colaboradores se desenvolvam. Com menos energia sendo dedicada a estresses e conflitos, sobra mais para aprimorar a qualidade do trabalho.

Promovem uma imagem positiva da empresa no mercado

A qualidade do seu ambiente de trabalho não é apenas uma questão de endomarketing, mas também de captação e retenção de talentos. Tente se colocar na perspectiva de um novo candidato: você tem boa qualificação para a função e algumas oportunidades promissoras. Provavelmente, escolherá aquela que ofereça o melhor ambiente de trabalho, não é?

Como você já deve imaginar, bons colaboradores não tendem a ficar muito tempo em empresas com uma cultura negativa, pois encontram melhores oportunidades em outros lugares. Se você quiser manter uma equipe de talentos, precisa oferecer a eles, no mínimo, um bom lugar para trabalhar.

Facilitam o controle de processos

Se a cultura organizacional envolve uma série de atitudes no dia a dia de trabalho, é natural concluir que ela também molda as rotinas da sua equipe. Isso significa que ela também pode ser usada para guiar os processos do seu negócio, incluindo aqueles que afetam diretamente o cliente final.

Com a gestão correta de clima e cultura organizacional, você tem uma chance melhor de otimizar esses processos e torná-los a norma.

cultura e clima organizacional

Como você pode fortalecer cultura e clima organizacional?

Considerando os pontos positivos que citamos, fica claro porque o clima e a cultura da empresa são importantes para seu desempenho. A questão agora é: como colocar essas ideias em prática?

Para te ajudar com isso, separamos aqui algumas ações que você deve tomar. Confira!

Leia também:  Veículos especiais: conheça os processos de customização de viaturas

Defina os valores da sua empresa

Antes de promover qualquer conjunto de valores, você precisa defini-los explicitamente. Não basta que você tenha uma ideia vaga do tipo de pessoas que você busca para seu negócio: é necessário listar todas essas características e torná-las transparentes.

Primeiro, faça uma avaliação interna e identifique qual cultura e clima organizacional são predominantes no momento. A partir disso, destaque os fatores que devem ser maximizados e os que devem ser reduzidos. Depois, monte uma lista dos valores que você deseja cultivar.

Desenvolva ações para promover cultura e clima organizacional desejados

Com uma ideia mais clara de como você quer que o seu negócio seja, você pode começar a desenvolver um plano de ação para promover esses fatores. Além de apresentar esses valores e informar sua equipe sobre o tipo de ambiente de trabalho que você deseja criar, é necessário preparar atitudes que promovam esses objetivos.

Primeiramente, converse com sua equipe e identifique os comportamentos que vão contra o seu estado ideal. Isso ajudará a elaborar ações mais efetivas, além de ser uma forma eficiente de envolver todos os colaboradores no processo, o que torna a sua nova cultura muito mais efetiva.

Capacite sua equipe

Mudanças mais profundas na cultura e clima organizacional não acontecem da noite para o dia. Elas exigem um esforço coletivo, especialmente da sua parte, como gestor. Por isso, é importante preparar seu time para qualquer mudança estrutural na empresa que venha a promover a cultura desejada. Em alguns casos, é necessário alterar horários de trabalho, redistribuir tarefas, mudar algumas normas, entre outras coisas.

Para facilitar a adaptação de cada indivíduo, o ideal é fazer tudo de forma gradual e treinar os funcionários para esclarecer quaisquer dúvidas. Esse pequeno investimento de tempo vai facilitar bastante a transição no médio e longo prazo.

Leia também:  Retenção de Talentos e a Terceirização de Frotas

Atraia as pessoas certas para sua organização

Por fim, mas não menos importante, repense o tipo de pessoa que você quer trazer para seu negócio, tanto novos colaboradores quanto parceiros. Afinal, é a atitude de cada um deles que compõe o clima e a cultura da sua empresa.

Além de ser importante atrair profissionais que compartilhem dos valores que você deseja promover, isso também diz respeito à satisfação dos próprios colaboradores. Se alguém entra em seu negócio, mas não se encaixa no perfil da sua empresa, é bem provável que ele se sinta insatisfeito e seja menos produtivo. No fim das contas, uma equipe mais alinhada também tende a ser mais eficaz.

Com essas informações, você já pode começar a trabalhar cultura e clima organizacional na sua empresa. Quanto antes você começar, mais rápido poderá aproveitar seus benefícios.

Quer continuar recebendo mais de nossas novidades? Então, continue lendo nosso blog e acompanhe tudo em primeira mão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados