Created with Snap
cuidados com o carro da empresa

5 cuidados com o carro da empresa em tempos de COVID-19

Nos últimos meses, pessoas de todo o mundo estão atentas ao novo coronavírus e à doença provocada por ele, a COVID-19. Adotar os cuidados indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é essencial para eliminar o vírus e reduzir o número de casos da doença, garantindo assim a saúde de toda a população.

Mas e quanto aos cuidados com o carro da empresa? Se você sabe como eliminar o coronavírus das mãos, das superfícies de casa e até mesmo de suas roupas, também vai saber como higienizar os veículos e manter o vírus bem longe dos profissionais de sua empresa — basta adaptar as recomendações a essa situação!

Pensando nisso, separamos neste post os principais cuidados com o carro da empresa, que devem ser colocados em prática na rotina de toda a frota veicular durante a pandemia do coronavírus. Acompanhe o conteúdo até o fim e conheça as melhores dicas!

Quais recomendações seguir para prevenir o coronavírus?

cuidados com o carro da empresa

Antes de apresentar os cuidados específicos com o carro da empresa, separamos as recomendações básicas contra o coronavírus indicadas pela OMS, que são as principais formas de se prevenir contra a COVID-19.

Enquanto estamos em meio à pandemia, todas as pessoas devem:

  • lavar as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos, secando-as com toalhas de papel descartáveis;
  • higienizar as mãos com álcool em gel 70% caso não seja possível lavá-las (como ao estar na rua ou em outro local em que não haja sabão);
  • cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel ou com o braço ao tossir ou espirrar (nunca fazendo isso com as mãos);
  • utilizar lenços ou toalhas descartáveis para fazer a higiene nasal;
  • usar máscaras ao sair de casa;
  • evitar lugares fechados e aglomerações;
  • sempre que possível, praticar o isolamento social.
Leia também:  Como a gestão de multas é feita em frotas corporativas?

Como cuidar do carro da empresa para prevenir a contaminação?

Os cuidados com o veículo na pandemia incluem principalmente orientações de higiene para manter o carro limpo, método que ajuda a manter o coronavírus bem longe. Confira nossas dicas a seguir e saiba o que colocar em prática na empresa!

1) Limpar o veículo por dentro e por fora

Esse é o primeiro passo de nossa lista e você deve dar atenção principalmente à poeira, que se concentra no carpete, estofados e fendas entre costuras. Para isso, utilize o aspirador de pó, que vai ajudar a eliminar a poeira e outros vírus que possam estar no interior do automóvel — seja o coronavírus ou outro que possa causar alergias nos profissionais.

Também é importante limpar os bancos com produtos específicos e lavar os tapetes, sem se esquecer de secá-los de forma adequada. Caso o item seja colocado úmido no carro, isso pode favorecer o crescimento de ácaros e fungos.

Não está se esquecendo de nada? Isso mesmo, falta o exterior do veículo! Essa parte não pode ficar de fora da limpeza, pois não adianta nada higienizar todo o interior do automóvel e ser infectado pelo coronavírus porque encostou na lataria suja. Portanto, lave toda a parte de fora cuidadosamente usando água e sabão.

2) Higienizar os pontos de contato do carro

Existem diversas partes do carro nas quais os condutores tocam com frequência ao dirigir, como volante, maçanetas, câmbio, botões de janelas, entre outros. Elas devem ser higienizadas com frequência com produtos adequados para limpeza automotiva, pois o coronavírus pode estar presente nessas superfícies.

Fique atento: alguns itens do carro podem manchar ou estragar com o álcool. É recomendado o uso de produtos específicos para limpeza de carros, como o “limpador germicida automotivo”, geralmente disponíveis em embalagens borrifadoras ou spray.

Leia também:  Unidas Bestfleet, a solução de veículos premium para empresas

3) Manter os vidros abertos

Durante a pandemia, dar preferência à ventilação natural é o mais recomendado, seja em casa ou ao dirigir. Portanto, os profissionais devem ser orientados a manter os vidros abertos para garantir que o ar circule dentro do carro.

Se o dia estiver muito quente ou em caso de chuva, é possível usar o ar-condicionado desde que ele esteja com a manutenção e a limpeza em dia. Mas não deixe de abrir totalmente as janelas assim que puder.

4) Não acumular lixo

Sabe aqueles motoristas que estocam lixo dentro do carro da empresa? Esse não deve ser um comportamento dos colaboradores de sua equipe, especialmente em tempos de coronavírus. Alguns itens — como lenços de papel usados e copos descartáveis, por exemplo — podem estar contaminados.

5) Evitar o uso do carro por muitas pessoas ao mesmo tempo

Fechando a nossa lista de cuidados com o carro da empresa, é imprescindível que os profissionais sejam orientados a usar o veículo sozinhos ou, se realmente for necessário, com poucas pessoas ao mesmo tempo.

Lembra da dica da OMS para evitar aglomerações? Pois é, isso também vale na hora de dirigir. Quanto mais pessoas estiverem no automóvel, maiores serão as chances de que o vírus circule e contamine a todos, caso alguém esteja infectado.

Qual o papel da empresa no cuidado com os funcionários?

Se você nos acompanhou até aqui, ficou por dentro das principais dicas para manter o carro da empresa higienizado e seguro para os profissionais. No entanto, você não pode se esquecer de que existem outras práticas importantes a adotar nesse período para cuidar de seus funcionários. Acompanhe:

  • ofereça todos os materiais necessários para higienização e proteção dos profissionais, incluindo álcool em gel 70% e máscaras;
  • redobre os cuidados com colaboradores que estão no grupo de risco, que inclui pacientes com doenças que afetam os pulmões e o coração, indivíduos com problemas de saúde que afetem a imunidade e pessoas com mais de 60 anos;
  • divulgue informativos com as principais orientações de prevenção e combate ao coronavírus;
  • estabeleça compromissos e expectativas para este período e compartilhe-os com os empregados, abordando pontos como resultados, entregas e perspectivas para o futuro. Isso vai contribuir para que todos trabalhem com empenho, dedicação e tranquilidade mesmo em um momento tão difícil.
Leia também:  Unidas é primeira empresa brasileira a receber selo EV100

Falando em compartilhar assuntos importantes com os colaboradores, não se esqueça de compartilhar este conteúdo com sua equipe! Afinal, eles vão conferir um conteúdo completo sobre os cuidados com o carro da empresa e entender como agir para garantir a saúde e evitar o aumento dos casos de coronavírus durante a pandemia.

Por isso, não perca tempo e compartilhe este artigo em suas redes sociais — assim você vai ajudar a fazer com que as orientações e cuidados alcancem ainda mais pessoas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados