Created with Snap
Você sabe controlar os custos da sua frota?

Você sabe controlar os custos da frota?

Todo gestor sabe da importância de se ter um controle de custos eficaz em todas as áreas da empresa. E quando falamos sobre os controlar os custos da frota de veículos isso não é diferente. Se essas despesas não forem bem administradas, poderão prejudicar a eficiência e os lucros do negócio.

Por isso, preparamos este artigo exclusivo com informações que vão te ajudar a controlar seus custos da frota corporativa de maneira simples e prática. Acompanhe!

Conheça os principais custos de uma frota

Os custos da frota que mais pesam no orçamento das empresas geralmente estão relacionados à operação e ao uso dos veículos. Mas existem outros fatores que também comprometem bastante verba e precisam ser controlados para garantir a saúde financeira da organização.

Vamos então destacar os principais custos e descobrir como otimizar sua operação para gastar menos:

Combustível

 

Se os gastos com combustível já são significantes para quem tem apenas um veículo, imagine na administração de uma frota. Por isso, essa é uma das principais despesas a serem administradas.

Para gastar menos com combustíveis na sua frota é preciso planejar bem a rota dos veículos de forma a reduzir as distâncias percorridas. Mesmo que a redução pareça pouco significativa em curto prazo, ela fará grande diferença na hora de fechar as contas no fim do mês.

Manutenção

 

Para que esse custo seja melhor gerenciado em sua frota, é preciso elaborar e seguir corretamente o plano de manutenção preventiva de cada veículo. Fazendo isso, você pode se programar para efetuar as manutenções necessárias sem comprometer seu caixa e a segurança do veículo.

Contudo, os custos com manutenção exigem uma atenção especial do gestor de frotas. Isso porque é praticamente impossível prever todos os problemas que podem ocorrer com os veículos da sua frota. Portanto, é fundamental estar financeiramente preparado também para os custos inesperados com manutenção.

Leia também:  Vale a pena aderir à cobrança automática de pedágio para frotas?

Dica: treinar seus condutores e colaboradores nas técnicas da Direção Defensiva reduz o índice de manutenções corretivas pelo uso mais adequado dos veículos dentro das características de cada um deles. Além disso, motoristas que dirigem de maneira consciente e segura auxiliam também no controle de custos do item que detalhamos a seguir:

Seguro

 

Contar com o seguro é essencial para proteger um recurso tão importante para sua empresa quanto uma frota de veículos. E é por isso que você deve considerar o investimento com seguros na hora de planejar e controlar os custos.

Avalie bem as suas necessidades de cobertura, além dos valores de prêmio e franquia ao negociar com a seguradora. Esses detalhes são muito importantes para orientar o planejamento financeiro de sua empresa.

Impostos e taxas

 

Outra grande origem de custos da frota de veículos são os impostos e taxas. Além de se programar para o pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor) no início do ano, é preciso estar atento aos prazos de vencimento do licenciamento de cada veículo, de acordo com o final de suas placas.

E claro, não se esqueça das multas, que podem também ser evitadas proporcionando treinamentos em Direção Defensiva para seus motoristas.

Custos de depreciação da frota

Com o passar do tempo e a utilização dos veículos, sua depreciação aumenta progressivamente, e este é um dos custos que fogem do controle de muitas empresas. Além de reduzir o retorno de uma possível revenda desses veículos, a depreciação vai se acumulando e acaba por acelerar a necessidade de renovação desta frota.

Apesar de ser considerado um investimento, a renovação dos veículos acarreta uma grande descapitalização da empresa, ou até mesmo o uso de financiamentos e outras modalidades para obtenção de crédito, o que pode ser negativo para o fluxo de caixa.

Leia também:  E-book: Guia definitivo como gerenciar uma frota terceirizada

Tudo isso gera inúmeros custos, diretos e indiretos, que você precisa considerar se quiser diminuir as despesas da sua frota. Naturalmente, se você contar com o modelo de frota terceirizada, esses custos geralmente estão previstos no contrato, o que favorece tanto a gestão dos recursos quanto a previsão orçamentária em médio e longo prazos.

Custos ocultos

Um dos fantasmas que assombram gestores de frotas são os custos ocultos em frotas corporativas. Esses custos ocultos podem ter várias origens e estão relacionados à falta de planejamento ou de mensuração de indicadores chave na operação da frota, prejudicando o orçamento e a eficiência operacional da empresa.

Esses custos, que também podemos chamar de não previstos ou não mensurados, diminuem a lucratividade de toda a operação ao comprometer recursos e gerar prejuízos diversos.

Saiba mais acessando nosso artigo exclusivo sobre Custos ocultos na gestão de frotas corporativas, que inclui um ótimo infográfico sobre o assunto.

Utilize ferramentas que auxiliam no controle de custos da frota

Felizmente, existem diversas ferramentas que são de grande ajuda na hora de controlar os custos da frota. Mesmo a tradicional planilha, se elaborada de acordo com as necessidades e particularidades de cada frota, pode ser uma excelente companheira nessa tarefa.

Os softwares de gestão de frotas também surgem como uma ótima opção. Eles são desenvolvidos para atender às necessidades de muitas empresas, aumentando a eficiência e diminuindo os custos da frota de veículos.

Considere a terceirização de frotas

Como vimos, fazer um bom controle de custos da frota de veículos exige muito trabalho e atenção por parte do gestor. É por isso que a cada dia cresce o interesse pela terceirização de frotas por parte de muitas empresas.

Leia também:  Quando vale a pena investir na terceirização de frotas?

Com esta modalidade de frota corporativa você tem a quantidade e perfil ideal de veículos para o seu negócio, sem se preocupar com a maioria dos gastos de uma frota própria. Mediante um único pagamento, que pode ser parcelado e melhor administrado ao longo do ano, você terá mais tempo para se dedicar ao que realmente importa para sua empresa crescer: o seu core business.

É claro que podem existir outros fatores que significarão custos quando falamos de uma frota de veículos. Por isso, que tal entender agora como a gestão de pneus da frota pode reduzir custos?

E não se esqueça: para continuar sempre atualizado sobre tudo o que cerca o tema frotas corporativas, siga os perfis oficiais da Unidas nas redes sociais e não perca nenhuma atualização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados