Por que nunca mais comprar um carro zero?
Comprar um carro zero é o sonho de muitos brasileiros. No entanto, pouca gente sabe que o momento de maior depreciação de um veículo é ao sair, pela primeira vez, da concessionária. Somando, ainda, os gastos com manutenção e impostos, fica fácil perceber que o carro não é um investimento, mas um bem de alto custo.
Mesmo assim, os veículos novos continuam sendo bastante desejados já que trazem uma série de vantagens em conforto, desempenho e segurança. Mas comprar um carro zero para ter sempre um automóvel moderno se torna cada vez mais caro e difícil, pois o dinheiro gasto jamais retornará.
Portanto, o ideal é conhecer as alternativas que o mercado oferece. Quer saber quais são elas? Então, continue sua leitura, pois mostraremos que é possível aproveitar os benefícios de um carro novo sem perder muito dinheiro!
Índice
Por que optar por um automóvel novo?
Além do cheirinho específico e do interior intocado, comprar um carro zero na concessionária é uma garantia de que a mecânica, a elétrica e a lataria estejam nas suas condições de fábrica. Isso permite um maior controle nas manutenções, o acompanhamento das revisões programadas e o aproveitamento da garantia.
Ficam asseguradas, também, a qualidade e a durabilidade das peças e do carro como um todo, com menos chances de aparecerem problemas mecânicos. Outro benefício é ter acesso à tecnologia mais avançada disponível para aquele segmento.
Por tudo isso, os automóveis novos possuem operação e manutenção mais baratas nos primeiros anos. Assim, valeria a pena trocar de carro a cada um ou dois anos. Porém, a compra de um zero-quilômetro não é o melhor caminho. No próximo tópico explicaremos o porquê.
Por que não comprar um carro zero?
A compra de um carro zero km dificilmente compensa. Já no momento da aquisição, há taxas e impostos como o emplacamento e a primeira documentação. Além disso, é preciso considerar o custo do financiamento com as taxas de juros e correções monetárias.
Por outro lado, as despesas referentes à propriedade do veículo novo, que possui um valor venal elevado, são caras e representam uma preocupação com renovações, prazos e valores para o pagamento. Entre elas estão inclusos os impostos como IPVA e DPVAT e o seguro veicular particular.
E se isso tudo não fosse suficientemente custoso, há também a depreciação. Ao sair da concessionária pela primeira vez, o carro sofre sua maior desvalorização, que pode passar dos 20%, dependendo do modelo. Isso acontece porque ele passa para o mercado comum dos usados, competindo com outros veículos de anos anteriores bem conservados.
Portanto, a compra de um automóvel zero-quilômetro exige muitos gastos. Mas já há no mercado alternativas para quem quer aproveitar os benefícios de um veículo novo sem as preocupações relacionadas à sua propriedade. Quer saber quais são? Então, siga sua leitura para o tópico seguinte!
Qual a alternativa para ter sempre um carro novo?
A desvalorização, os custos de propriedade e os de manutenção precisam ser levados em conta na hora de calcular as despesas totais para ter um carro novo. Assim, é um bem que exige gastos constantes.
No entanto, um veículo próprio traz vantagens em relação à sua disponibilidade e à liberdade no seu uso. Além disso, a comodidade, o conforto e a economia que o modelo ideal para suas necessidades oferece, podem fazer a diferença em longo prazo.
Portanto, o melhor é conhecer o que o mercado oferece para ter um carro de uso próprio e se livrar das responsabilidades de um proprietário. Vamos te apresentar a novidade mais recente do mercado.
Aluguel em longo prazo
A alternativa mais recente é o aluguel de veículo em longo prazo, também conhecido como serviço de assinatura de carro. Nessa modalidade, o locatário contrata o modelo de sua escolha por um prazo de 1, 2 ou 3 anos, pagando um valor fixo.
A grande vantagem é que no preço já estão incluídos todos os custos de propriedade, como impostos, emplacamento e licenciamento, além das manutenções, do seguro veicular e a depreciação. Assim, é preciso arcar somente com as despesas relativas ao período de uso do carro, sem se preocupar em recuperar o investimento feito em uma revenda.
Esse tipo de aluguel é ideal para quem gosta ou precisa estar sempre de automóvel novo, seja pela comodidade, conforto e segurança, seja pela boa imagem da empresa, disponibilidade e eficiência do veículo zero-quilômetro. Afinal, a cada término de contrato, um novo modelo pode ser escolhido. Esse modelo de negócio é conhecido como leasing operacional nos EUA, onde ele corresponde a mais de 50% das aquisições de um automóvel novo.
Uma ótima opção dessa modalidade é o Livre, serviço de aluguel de longo prazo lançado pela Unidas. Com contratos que duram entre 1, 2 ou 3 anos, o Livre oferece toda a comodidade de um carro pronto para o uso sem a preocupação com a burocracia, documentação ou seguros. É uma forma inteligente de aproveitar somente o lado bom de ter um automóvel próprio.
Como vimos, apesar dos benefícios de um automóvel novo, os custos com sua depreciação e as despesas relacionadas à propriedade e à manutenção, o tornam um patrimônio caro. Assim, comprar um carro zero pode não compensar.
O melhor é buscar alternativas para ter um veículo próprio, mas se livrar das obrigações de um proprietário, como é o caso do serviço de aluguel Livre.
Ficou interessado no Livre? Acesse o site e conheça mais! E também fique atento às nossas novidades sobre trânsito, tendências e mobilidade urbana. Até a próxima!