Created with Snap

Comprar um carro pela empresa realmente compensa?

Em muitos negócios, carros são um componente vital para a prestação de serviços. Equipes técnicas precisam circular entre filiais, consultores podem ter que visitar seus clientes com muita frequência, entre outras necessidades.

Diante disso, muitos empreendedores podem preferir comprar um carro pela empresa para montar uma frota própria. Mas será que essa é realmente a melhor opção?

Quais são os problemas ao comprar um carro pela empresa?

há alguns contrapontos que tornam essa aquisição menos vantajosa a longo prazo.
Dentre elas, estão:

Custo de manutenção

Os custo de um veículo vai muito além do que o valor de compra. Também é necessário lembrar de todo o processo de vistoria, manutenção e possível substituição de peças. Isso  envolve a contratação de uma oficina e fornecimento de materiais específicos.

Mas, considerando que o gerenciamento da frota não é o seu core business, essa será apenas uma função a mais que você pode não ser capaz de cumprir com excelência, o que a torna ainda mais cara para sua empresa.

Perda de produtividade em caso de acidente

Problemas de comprar um carro pela empresa: perda de produtividade em caso de acidente

Um dos grandes desafios que as empresas enfrentam na gestão de um frota própria é a perda de produtividade ocasionada por acidentes que podem ocorrer por erro humano, panes mecânicas ou falta de controle de manutenção eficiente. Mas esse ainda não é um dos principais problemas, como a empresa vai alocar um outro veículo para substituir o carro danificado se não estava prevendo  esse tipo de situação?  A falta de um carro reserva neste momento pode diminuir muito o ritmo da sua equipe, sem falar no serviço que não foi cumprido devido a disponibilidade da frota.

Leia também:  Como realizar o gerenciamento de motoristas? Confira 5 dicas práticas!

Depreciação do veículo

Problemas de comprar um carro pela empresa: depreciação do valor do veículo

Se você já adquiriu um veículo, seja pela empresa ou por conta própria, sabe como a depreciação pode prejudicar o dono na hora da troca. Em geral, ao renovar sua frota, você quer vender os veículos mais antigos que ainda estejam em condições de uso. Porém, com o tempo, esse valor cai bastante.

A depreciação é, de forma simples, a queda no valor de revenda de um veículo. Ela pode acontecer naturalmente, a partir do momento em que ele é retirado da concessionária, ou ainda agravado, caso ocorra algum sinistro. Ao adquirir um carro para a empresa, você terá necessariamente que lidar com essa depreciação na hora de revender o veículo e renovar a frota.

Mais trabalho de gerenciamento

Problemas de comprar um carro pela empresa: mais trabalho no seu gerenciamento

Ao comprar um carro pela empresa, você terá controle sobre seu uso, mas também será responsável por todos os seus movimentos. Isso inclui a coordenação de múltiplos veículos, agendamento de vistorias, pagamento de impostos e prestação de contas em relação à lei. Mais trabalho burocrático que não está diretamente ligado ao seu core business.

Esses problemas de gerenciamento podem se acumular com o tempo, consumindo muito mais recursos do que você tem disponível. No fim das contas, o trabalho de administração pode prejudicar o desempenho da sua equipe, gerar mais estresse para os profissionais de gestão e ainda custar muito caro em relação aos principais processos da empresa.

A terceirização de frota pode ser a melhor alternativa

As médias e pequenas empresas vêm adotando a terceirização de frotas como uma solução para diminuir custos e aumentar sua eficiência operacional. Já que esta é uma saída conhecida e praticada no mercado, Porém, muitas vezes pelo desconhecimento das vantagens da terceirização de frotas e outras pelo apego à frota própria como se fosse um “patrimônio” da empresa não concretizam essa mudança.

Leia também:  Conheça 7 desafios da gestão de frotas e como resolvê-los

A migração de uma frota própria para uma frota terceirizada é uma oportunidade que as empresas têm de obter capital com a venda dos seus veículos. Ao implantar a terceirização de frota, você deixa de se preocupar com todo o processo que envolve a aquisição e gestão dos veículos porque a locadora cuida de toda a documentação e oferece proteção do veículo e de terceiros em caso de acidentes, furtos, roubos e avarias diversas, além de disponibilizar veículo reserva em caso de manutenção.

Todo o controle de manutenções, sejam preventivas ou corretivas, é realizado pela locadora e disponibilizada ao cliente por meio de fornecedores oficinas e concessionárias credenciadas. E também cuida da parte burocrática gestão de fornecedores, documentação, emplacamento, licenciamento e várias outras atividades inerentes à gestão de frotas.

Ou seja, terceirizar a frota permite que sua empresa mantenha o foco na sua atividade principal e reduza até 25% dos custos operacionais com veículos. Agora que você entendeu melhor as implicações de comprar um carro pela empresa, com suas vantagens e desvantagens. Baixe gratuitamente nossa planilha de viabilidade que compara os custos de uma frota própria frente aos custos de uma frota terceirizada e veja o quanto você pode economizar com a terceirização.

Acha que mais pessoas podem tirar proveito deste conteúdo? Então compartilhe-o em suas redes sociais e mostre como há alternativas melhores que a aquisição de veículos para sua empresa!

Um comentário sobre "Comprar um carro pela empresa realmente compensa?"

  1. Transnascimento transporte Eireli Me disse:

    Trabalho no transporte de combustível estou pensando em trocar meu caminhão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados