Created with Snap
Saiba como treinar seus funcionários para direção defensiva

Saiba como treinar seus funcionários na Direção Defensiva

Gerenciar uma frota de veículos é uma tarefa que exige uma série de habilidades e competências por parte do gestor. Da mesma maneira, guiar um veículo exige do condutor o treinamento necessário para uma direção segura. Por isso, técnicas de Direção Defensiva são muito importantes, tanto para a segurança no trânsito quanto para o bom gerenciamento de uma frota.

Como afirma Rodrigo Pontes, gestor da frota de uma grande indústria petroquímica, a evolução dos indicadores de performance da frota corporativa tem muito a ganhar com a Direção Defensiva, que impacta positivamente a operação como um todo:

“A capacitação dos condutores na Direção Defensiva é um elemento primordial para obtenção de resultados no processo de gestão de frotas. A partir dele, desenvolvemos os usuários para um uso consciente e seguro dos equipamentos, provendo ganhos na prevenção de acidentes e benefícios financeiros relacionados a um consumo mais adequado de combustível, além da redução nas manutenções corretivas.”

Mas então, como treinar os condutores e demais colaboradores nas técnicas da Direção Defensiva? Continue lendo e descubra as principais práticas e procedimentos para dirigir com muito mais segurança e tranquilidade:

Comportamento correto para uma direção defensiva

Quem dirige bastante sabe como o trânsito parece ficar cada dia pior e tem, até mesmo, “mexido” com os ânimos dos motoristas. Porém, a Direção Defensiva exige equilíbrio e muita atenção do condutor, já que o comportamento do motorista é determinante para o seu desempenho no trânsito.

Instrua seus funcionários a sempre dirigir com as duas mãos no volante, evitando distrações enquanto estiverem guiando. Caso seja preciso manusear um aparelho de GPS ou um celular para se localizar, isso deve ser feito com o veículo parado.

Motoristas com problemas de saúde física ou emocional podem ter seu nível de atenção no trânsito diminuído, motivo pelo qual não se recomenda que eles dirijam nessas condições.

Leia também:  Viagens corporativas: como decidir a melhor forma de transporte?

A empresa tem papel fundamental no momento de identificar comportamentos e outras situações a serem corrigidas em relação ao papel do condutor na frota. Para isso, é preciso contar com o devido suporte tecnológico e processos internos que permitam uma atuação preventiva aliada à correção de eventuais desvios comportamentais, como conta Leonardo Pires, um dos responsáveis pela frota de uma grande empresa do ramo alimentício:

“Planejamos definir o curso de direção defensiva como um requisito obrigatório para os nossos condutores, bem como as reciclagens periódicas. Estamos investindo em mais ferramentas e controles para mapear os comportamentos de risco dos nossos condutores – como a telemetria, por exemplo – que nos permitirá entender e agir de forma a treinar e levar informação aos nossos colaboradores de forma individualizada.”

Atenção às leis de trânsito

Atenção às leis de trânsito

As leis existem para tornar o trânsito mais seguro, e segui-las é fundamental para a prática da Direção Defensiva. Seus funcionários devem ser orientados a sempre dirigir dentro dos limites de velocidade, manter distância adequada dos outros veículos e fazer uso das setas ao mudar de faixa ou fazer uma conversão.

Ultrapassagens e outras manobras também devem ser feitas de forma consciente e segura. Evitar riscos desnecessários por negligência ou falta de atenção às leis de trânsito é parte do resultado de um bom treinamento de Direção Defensiva.

A importância da manutenção dos veículos

A manutenção dos veículos garante a segurança dos condutores e também faz parte da Direção Defensiva. Seus condutores devem estar sempre atentos às condições dos veículos que estão utilizando e informar quando houver algo de errado com eles.

Aliando uma frota bem cuidada a motoristas atentos e capacitados é um fator que diminui bastante as chances de ter problemas com veículos ou com os funcionários da sua empresa.

Leia também:  Boas práticas para condutores: dicas para um trânsito mais seguro

Inspeção dos itens de segurança

Todo carro possui dispositivos e itens de segurança essenciais para todo motorista que se preocupa com a direção defensiva. Oriente seus funcionários a verificar as condições de todos eles antes de iniciar o seu trabalho. Vale a pena também instituir uma rotina de checagem periódica de itens básicos, orientada por um checklist simples.

Inspecionar os itens de segurança é parte fundamental da Direção Defensiva

Um dos principais itens que devem ser verificados — e utilizados, claro — é o cinto de segurança. A condição das luzes, buzina, pneus e estepe também deve ser checada e os veículos só devem sair para rodar se tudo estiver de acordo.

Conscientize seus funcionários sobre a importância da Direção Defensiva

Muitas vezes, é necessário que se vá além da instrução para se obter os resultados desejados. Por isso, é importante esse trabalho de conscientização. As técnicas de Direção Defensiva não são apenas normas que devem ser seguidas durante o expediente; elas garantem a segurança no trânsito, seja durante o trabalho ou em momentos de lazer.

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre como treinar seus funcionários na Direção Defensiva? Deixe sua opinião no campo de comentários abaixo, e siga também os perfis da Unidas Frotas nas redes sociais para não perder novos artigos, dicas e outras novidades da Companhia!

2 thoughts on "Saiba como treinar seus funcionários na Direção Defensiva"

  1. Wilson Ferreira da Silva disse:

    Boa tarde, meu nome é Wilson Ferreira da silva, sou TST, mas não nenhuma experiência em relação à DIREÇÃO DEFENSIVA e, estou precisando fazer um treinamento com operadores de máquinas, como vocês podem me ajudar, agradeço muito pela força, obrigado….

  2. ARLEI SOUZA DE OLIVEIRA disse:

    Sou proprietário de CFC e estou começando atuar como palestrante de Direção Defensiva. Estou buscando novos conhecimentos e gostaria de fazer contato para ver se existe possibilidade de fazermos alguma parceria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2019 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados