Created with Snap

Como reduzir o consumo de combustível da sua frota

Tempo de leitura: 7 minutos.

O preço dos combustíveis disparou nos últimos meses e, em tempos de conjuntura econômica pouco favorável, todo desperdício precisa ser evitado. No entanto, isso nem sempre acontece e as empresas acabam encarando gastos muitos elevados que poderiam ser evitados com algumas atitudes simples para reduzir o consumo de combustível.

Para não ter esse tipo de problema, é preciso adotar as estratégias certas. Com mais controle e inteligência é possível economizar um bom capital, que pode ser usado para investimentos e até para a ampliação dos negócios. Quer conhecer algumas das melhores práticas para reduzir o consumo de combustível da frota? Continue lendo e confira 5 dicas essenciais para minimizar esses e outros gastos excessivos:

Use um software de controle para reduzir o consumo de combustível

Use aplicativos de controle de abastecimento para reduzir o consumo de combustível

Os softwares de controle de abastecimentos são a mais nova arma das empresas para reduzir o consumo de combustível da frota.

Por meio desse tipo de programa você pode analisar os custos de cada veículo por quilômetro rodado em relatórios detalhados e essa coleta de dados auxilia o gestor a ter uma visão mais geral do desempenho de cada carro. Com isso, o sistema permite planejar os gastos desse setor com mais precisão, por períodos maiores.

Alguns exemplo de apps de controle de abastecimentos são o Carango, o Fuelly e o Autocare. Eles ainda permitem fazer o registro de manutenções e outros serviços realizados em cada veículo, o que ajuda a controlar também esses gastos.

Outra estratégia válida é a utilização dos cartões de combustível. Eles normalmente têm um painel de controle onde se tem acesso a todos os dados sobre os gastos com combustíveis de cada usuário, como data, localização do posto e valor de cada abastecimento.

Leia também:  Perfil do condutor: quem pode dirigir sua frota?

Todas as informações ficam centralizadas e acessível pela web, automaticamente organizadas pelo sistema da operadora do cartão, facilitando o controle de abastecimentos pelo gestor da frota e agilizando uma série de processos relacionados.

Oriente e treine os motoristas

O consumo também depende do comportamento dos motoristas e, por essa razão, você deve orientá-los adequadamente. Treinamentos de condução defensiva podem ser bastante úteis, pois sua prática previne maus hábitos de direção como frenagens bruscas e acelerações desnecessárias, ajudando a reduzir o consumo de combustível dos veículos da sua frota corporativa.

Um exemplo é o projeto conduzido pela Locamerica junto à Nokia Siemens, com um programa de treinamento em direção defensiva para 2.623 condutores desta empresa. Além da diminuição de 51% no número de sinistros e de 40% nas ocorrências de multas, foi possível reduzir o consumo de combustível desta frota em 15%.

Também é essencial que o condutor saiba ajustar a sua direção às condições da via, pois guiar numa autoestrada, numa cidade grande e numa rodovia menos movimentada exige técnicas completamente diferentes.

O treinamento e orientação de motoristas contribui para reduzir o consumo de combustível

Vale lembrar que os equipamentos de conforto como o ar-condicionado também contribuem para o consumo de combustível! Abaixo de 60 km/h, vale mais a pena manter as janelas abertas do que acionar o resfriamento de ar – e isso faz bastante diferença a longo prazo.

Algumas empresas criam programas de incentivo dos condutores especificamente quanto ao consumo de combustíveis, dando recompensas àqueles de melhor desempenho em determinado período. Os reflexos desses programas vão além da redução do consumo de combustível, por trabalhar também a motivação desses colaboradores e ser uma ferramenta eficiente para o endomarketing da sua empresa.

Consulte o setor de Recursos Humanos para criar estratégias que reconheçam os condutores que tenham as menores médias de consumo de combustíveis e as menores taxas de sinistralidade, o que é especialmente útil em frotas com muitos motoristas ou condutores da força de vendas, por exemplo.

Leia também:  Quando é hora de substituir os pneus da frota?

Assim, é possível moldar o comportamento desses condutores de acordo com as necessidades específicas que se apresentem em cada caso.

Escolha postos confiáveis para abastecer sua frota

Os postos de abastecimento são essenciais para reduzir o consumo de combustível, afinal, os preços variam muito de um estabelecimento para o outro. Além disso, sabemos que a prática de misturar outros compostos com a gasolina, o álcool e o diesel é comum em nosso país, infelizmente.

Se o combustível for adulterado ou de baixa qualidade, os gastos com manutenção e consumo aumentarão consideravelmente. Por isso, fique atento a quais locais apresentam os produtos de melhor categoria e que possuem os preços mais razoáveis, elegendo um posto confiável para conseguir mais economia no uso dos seus veículos.

Uma forma fácil e prática de pesquisar preços entre os postos de uma determinada região é o site Preço dos Combustíveis. Basta fazer uma busca pelo nome da cidade ou da região e localizar os postos com preços atualizados no mapa.

Planejar bem as rotas ajuda a reduzir o consumo de combustível

Em tempos de cidades congestionadas, fazer um bom planejamento de rotas pode ser muito positivo para reduzir o consumo de combustível da frota.

A utilização de aplicativos de rotas e mapas, aliada ao conhecimento prático dos condutores, pode promover uma grande redução no gasto de combustíveis. Afinal de contas, quanto maior a distância percorrida, maior será o uso de gasolina, álcool ou diesel nos veículos.

O bom planejamento de rotas é essencial para reduzir o consumo de combustível da frota

É preciso planejar cuidadosamente as viagens, levando em conta fatores como a quantidade de sinais, as possibilidades de engarrafamentos, vias principais ou de trânsito local (que costumam ser mais lentas mas podem proporcionar atalhos no caminho), horário de saída e outras características inerentes ao trânsito de cada cidade.

Leia também:  O papel do Gestor de Frotas na Terceirização

Aplicativos como o famoso Waze e o Google Maps para Android ou iOS são excelentes para o planejamento de rotas e localização de endereços, mas o Waze tem a vantagem dos alertas de trânsito gerados pelos outros usuários, o que ajuda a antecipar situações como engarrafamentos, acidentes e veículos parados na pista.

Contar com o serviço de telemetria automotiva também pode ajudar a reduzir o consumo de combustível dos veículos de uma determinada frota. Estudos indicam que é possível diminuir esses gastos em até 15% através do acompanhamento em tempo real das condições do veículo e do comportamento do motorista.

Uma alternativa à telemetria são aplicativos de monitoramento de condutores, como o Trekken, por exemplo. São apps instalados nos smartphones dos motoristas e não nos veículos, e fornecem dados sobre a movimentação do veículo que tornam possível verificar seu padrão de deslocamento e outras características do comportamento do motorista.

Invista na manutenção preventiva

É possível reduzir o consumo de combustível mantendo a manutenção preventiva da frota em dia

Veículos que não estão em boas condições gastam muito mais combustível e aumentam seus custos com reparos e substituição de peças. Por essa razão, desenvolver um cronograma de manutenção preventiva da sua frota, de acordo com as especificações de cada montadora, é indispensável para garantir veículos com sistemas mecânicos e elétricos sempre em ordem e com bom funcionamento.

Dessa maneira, é possível reduzir sensivelmente as despesas e tornar sua operação menos dispendiosa e mais eficiente. Portanto, fique atento aos cuidados com os carros e faça as manutenções preventivas sempre que o seu cronograma indicar!

Gostou das dicas para reduzir o consumo de combustível da sua frota corporativa? Não deixe de acompanhar a Unidas nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2020 Unidas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados

close
Thanks !

Thanks for sharing this, you are awesome !