Created with Snap
Previsibilidade de custos

Como economizar dinheiro com a terceirização de frotas?

terceirização de frotas vem, a cada dia, sendo mais adotada pelas empresas no Brasil. Para ser tem uma ideia, o número de veículos locados por empresa saiu de 300 para 600 mil em menos de 5 anos.

Isto acontece a partir do momento em que os profissionais passam a conhecer as vantagens competitivas que se obtém ao adotar o modelo de frota terceirizada, tanto do ponto de vista financeiro quanto no operacional.

Para destacar essas vantagens, listamos aqui formas que a sua empresa pode economizar dinheiro com a terceirização de frotas . Confira:

Minimizando custos de manutenção

 

Quando se tem uma frota própria, gasta-se muita energia e recursos da empresa para fazer o controle ideal de manutenções preventivas e corretivas. É preciso desenvolver uma metodologia detalhada de controle e manter uma estrutura de pessoal com formação e conhecimentos específicos para essa tarefa, o que acarreta em mais custos financeiros e gestão de equipes internas.

A maior parte das empresas com frotas próprias, entretanto, acabam negligenciando este controle, o que trás uma série de problemas como aumento da sinistralidade, multiplicação dos gastos com manutenções corretivas (que poderiam ser evitadas), ocorrência de multas e queda na produtividade da frota, entre outros.

O que podemos notar é que os custos da operação crescem substancialmente quando não há o controle total de manutenções preventivas, uma metodologia rígida de cumprimento de prazos e fornecedores selecionados de acordo com critérios rigorosos de qualidade.

A terceirização de frotas coloca toda a frota em um ciclo inteligente de controle que prevê todas as ações preventivas, reduzindo drasticamente os custos de manutenção corretiva e garantindo veículos eficientes por mais tempo. Tudo isso, claro, faz com que empresas possam economizar dinheiro com a terceirização de frotas.

Leia também:  Como a frota terceirizada pode aumentar a produtividade?

Eliminando o impacto da renovação da frota

Gestores de frotas têm um grande desafio relacionado à renovação periódica dos veículos. Para a empresa, esta renovação tem um grande impacto inicial com a descapitalização causada pela aquisição dos novos veículos, ou mesmo com a utilização do crédito necessário.

Renovar uma frota própria pode ter fortes impactos financeiros para a empresa

 

Outro “fantasma” que assombra os gestores é a depreciação dos veículos. Ao renovar uma frota, a diferença entre o preço de compra e o valor de venda obtido precisa ser absorvida pela empresa, o que significa prejuízo.

Vender toda uma frota para fazer a sua renovação apenas recupera parte do investimento dedicado à compra desses veículos, realizando perdas financeiras ao cessar o ciclo de depreciação.

Para eliminar o impacto financeiro da renovação da frota, algumas empresas de terceirização oferecem a troca programada dos veículos em média a cada 24 meses, sem qualquer custo adicional para o contratante, já previsto dentro do valor mensal pago pela frota terceirizada.

Esta é uma excelente maneira de economizar dinheiro com a terceirização de frotas, certo? Além disso, ao migrar do modelo de frota própria para o de frota locada, sua empresa pode vender os veículos e gerar caixa rapidamente, que pode ser usado em investimentos para melhorar sua lucratividade e produtividade.

Garantindo a disponibilidade da frota

Uma questão importantíssima da gestão de frotas é a sua disponibilidade, que pode ser afetada por fatores como manutenções não programadas, sinistralidade e ausência de veículos reserva.

Frotas terceirizadas resolvem todos esses fatores, principalmente considerando aquelas que contam com o veículo reserva sem limites de quilometragem, que não agregam custos ao mesmo tempo em que garantem a disponibilidade e produtividade da frota, além de evitar a ociosidade de pessoal.

Melhorar a disponibilidade dos seus veículos é economizar dinheiro com a terceirização de frotas. Quando a locadora cuida de toda a manutenção da frota e disponibiliza o veículo reserva ilimitado, você tem a plena disponibilidade dos veículos e minimiza os gastos trazidos por eventos imprevistos, como batidas, panes mecânicas e manutenções não programadas.

Leia também:  Como fazer o termo de responsabilidade de veículo da empresa?

Reduzindo a burocracia

Minimizar o envolvimento da empresa contratante com a burocracia ajuda a economizar dinheiro com a terceirização de frotas

 

A burocracia tem um impacto muito negativo nas empresas, demandando investimentos com equipes para lidar com toda a documentação e o pagamento de impostos que incidem em frotas corporativas.

Com a terceirização de frota, por outro lado, tudo isso deixa de uma preocupação da empresa contratante e passa a ser responsabilidade da terceirizadora. Esta é uma das principais vantagens da terceirização de frotas sobre o modelo de frota própria, porque promove uma grande redução de custos operacionais e ainda evita a ocorrência de multas que pode surgir devido à falta de um controle rígido do pagamento de impostos e taxas.

Mantendo os custos fixos

Outro benefício da terceirização de frota para as empresas consiste no fato de que os custos se mantêm fixos durante toda a vigência do contrato.

Isso privilegia o planejamento financeiro em médio e longo prazos, favorecendo a economia de recursos e evitando gastos não programados que podem desequilibrar as contas em momentos financeiros mais sensíveis.

É mais fácil economizar dinheiro com a terceirização de frotas!

Uma frota terceirizada, portanto, torna a gestão muito mais simples e barata ao minimizar a burocracia, reduzir custos de manutenção e garantir uma frota sempre operante e disponível para realizar suas funções. Tudo isso faz a empresa economizar dinheiro com a terceirização de frotas.

Uma gestão enxuta pode deixar de gastar recursos, tempo e energia no controle da frota, direcionando seus esforços para aquilo que é mais importante para a empresa.

Você já conhecia todos esses fatores de economia gerados pela terceirização de frotas? Veja também algumas dicas valiosas de como reduzir o consumo de combustíveis da sua frota corporativa.

E claro, acompanhe os perfis da Unidas Frotas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados