Created with Snap
como contratar motorista

Como contratar motorista para frota: 6 dicas do que avaliar

Não é de hoje que muitas empresas perceberam que a terceirização de frotas é uma estratégia eficiente e muito mais econômica para empresas que usam veículos para o transporte de cargas. No entanto, esse processo não se limita apenas a encontrar um bom parceiro e veículos adequados. Saber como contratar motoristas para essa rotina também é um ponto crucial para o sucesso de suas operações!

Por isso mesmo, nós resolvemos preparar este artigo não apenas para destacar as vantagens da locação de frotas para a sua empresa, mas, principalmente, para trazer dicas essenciais de como contratar o motorista mais capacitado para as suas demandas.

Quer saber melhor como escolher seus condutores? Então, continue a leitura e não deixe de tomar nota! Vamos lá?

Que diferença faz saber como contratar motorista de frota terceirizada?

Parece óbvio, mas, na prática, muitos gestores acabam não considerando alguns pontos importantes na escolha de motoristas. Vale lembrar que a frota terceirizada precisa de condutores adequados para cada tipo de veículo e de transporte que é feito para movimentar a sua operação.

Saber como contratar motorista para sua logística é um ponto indispensável e fundamental, que pode trazer inúmeras vantagens e diferenciais para o seu negócio. Vamos a alguns exemplos:

Leia também:  Como realizar o gerenciamento de motoristas? Confira 5 dicas práticas!

como contratar motorista

E o que considerar na hora de contratar motorista para a frota?

É evidente que cada empresa tem suas especificidades e políticas próprias de contratação. No entanto, há alguns pontos em comum para qualquer tipo de negócio e quando se trata de contratar motoristas de frotas terceirizadas, vale seguir essas considerações a seguir. Confira!

1. Avalie o perfil do motorista

Assim como qualquer outro processo de seleção e contratação, seus candidatos a motoristas de frota precisam passar por uma avaliação criteriosa, no intuito de entender melhor o perfil daquele profissional.

Isso é possível perceber durante a própria entrevista, em que a pessoa deve expor informações essenciais como o seu histórico de trabalhos, experiências passadas, pretensões e expectativas e, claro, contar um pouco sobre suas qualidades pessoais, interesses e projetos de vida, dentro e fora da empresa.

Busque sempre por um perfil de motorista que se encaixe aos padrões da companhia e que agregue valores importantes à vaga a ser preenchida, não apenas considerando a formação e experiência do candidato.

2. Confira o histórico profissional

Saber como contratar motorista para frota requer uma pesquisa mais apurada do histórico profissional da pessoa. Afinal, as informações expostas no currículo nem sempre espelham o que o candidato realmente é na prática.

No caso dos motoristas, é indicado buscar referências nas últimas empresas. Observar detalhes comportamentais como atenção, capacidade de foco e de seguir orientações deve ser prioridade no processo seletivo deste tipo de profissional.

3. Veja sua relação com novas tecnologias

Em tempos de logística 4.0, a tecnologia se faz presente nas mais variadas etapas de uma cadeia de suprimentos e a entrega de produtos não é diferente. Hoje, os veículos são mais equipados com ferramentas tecnológicas e o uso de softwares como o TMS ou rastreadores, por exemplo, já é uma realidade na maior parte das empresas.

Leia também:  Afinal, o gerenciamento de entrega é importante para o cliente?

Ainda que a atividade do motorista nem sempre demande um conhecimento técnico desses equipamentos, saber manuseá-los e, principalmente, estar capacitado a aprender, sem dúvidas, são diferenciais de um bom profissional.

Portanto, na hora de contratar motorista para sua frota, não deixe de avaliar esse ponto e conferir seus conhecimentos e capacitações.

4. Pergunte sobre a disponibilidade para viagens

Disponibilidade de tempo é quase sempre um requisito na hora de contratar motorista para frotas. No entanto, muitas vezes as empresas realizam apenas atendimentos locais em suas próprias cidades e acabam esquecendo de destacar a possibilidade de viagens, ainda que esporádicas.

Por isso, mesmo que o foco de sua logística seja municipal ou estadual, é sempre importante contar com essa disponibilidade de viagem do motorista, quando alguma oportunidade mais distante surgir. Portanto, mais um ponto essencial a ser lembrado durante a contratação!

5. Confira seu atendimento automotivo

Uma das vantagens da locação de frotas terceirizadas é a garantia de um suporte mecânico de um seguro amplo para casos de quebras, furtos e outras ocorrências. No entanto, se o motorista já tiver um conhecimento automotivo suficiente, sem dúvidas, isso pode contar como mais um diferencial para a empresa.

Afinal, problemas pequenos podem ser resolvidos de imediato, assim como o profissional já pode adiantar as informações do problema ao socorro com mais exatidão.

6. Leve em consideração a estabilidade emocional

Ser motorista de frotas é uma profissão que requer muita dedicação e profissionalismo, mas antes de tudo, requer estabilidade emocional. Afinal, dependendo da rotina de trabalho, muitos desses condutores acabam tendo que ficar distantes da família e passar dias sozinhos na estrada.

Ou seja, é preciso saber controlar bem suas emoções, a saudade e sentimentos, sem que isso comprometa ou influencie na qualidade do trabalho. Como dica, profissionais com mais experiência e com o perfil adequado sempre tendem a lidar melhor com essas questões.

Leia também:  Unidas é Great Place to Work 2020

Enfim, essas são as dicas de como contratar motorista para sua frota. Como bem destacamos, a escolha de um perfil adequado deve seguir alguns parâmetros básicos e comuns para qualquer negócio, mas sempre considerando as necessidades e políticas de sua empresa.

Além disso, todas essas dicas de como contratar motorista não devem se limitar apenas ao processo de seleção. É fundamental que os gestores as utilizem também para o monitoramento e a avaliação contínua desses profissionais, frente às operações.

Gostou deste artigo e quer mais dicas indispensáveis para garantir mais qualidade à sua logística? Então, baixe agora mesmo o nosso e-book gratuito sobre como gerenciar uma frota terceirizada e obtenha os melhores resultados para as suas operações. Boa leitura!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados