Created with Snap
carsharing

Entenda os impactos do carsharing nas frotas corporativas

Atualmente, existe uma tendência mundial pelo consumo mais consciente e uma busca por alternativas mais eficazes aos produtos e serviços que utilizamos todos os dias. Isso acontece também com o transporte: além dos motoristas de aplicativo, podemos contar com o carsharing. Já ouviu falar?

Ele chega para acompanhar as soluções para os problemas da sociedade moderna, com a adaptação de diversos produtos e serviços. Impulsionados pela necessidade de renovação do sistema econômico para comportar essas mudanças, surgiu a chamada economia compartilhada e, com ela, uma série de novas abordagens para serviços voltados a resolver questões cotidianas foram desenvolvidas. São serviços de aluguéis de quartos, aplicativos de motoristas particulares e muitos outros.

O carsharing também compartilha da mesma filosofia. Por isso, neste post, vamos explicar como ele funciona e qual é seu impacto nas frotas corporativas. Vamos começar?

 

O que é carsharing?

Afinal, o que é carsharing? Trata-se, basicamente, de uma modalidade de aluguel de veículos que funciona por meio de uma locadora, mas em intervalos mais curtos.

Uma locação normal é feita por diárias — no caso das frotas, o aluguel pode ser até anual —, em que você escolhe os dias que precisará do veículo e faz a reserva no intervalo desejado. Já no carsharing, você utiliza o carro apenas por algumas horas e depois o devolve à locadora. Essa alternativa ao modelo tradicional costuma incluir combustível e seguro, o que a torna bastante acessível. Além disso, é uma opção bastante consciente, já que elimina a necessidade de mais veículos gerando gastos e poluição em tempo ocioso.

Leia também:  Locação de caminhão pequeno vale a pena? Entenda!

O carsharing corporativo concentra sua proposta no compartilhamento da frota terceirizada entre os próprios funcionários, gerando uma economia anual que pode chegar a R$20 mil por cada carro eliminado da frota fixa através desse modelo de compartilhamento.

 

Como funciona o carsharing?

O carsharing, como o próprio nome diz (compartilhamento de carro, em tradução livre), concentra vários motoristas e passageiros utilizando o mesmo carro, sempre que ele estiver disponível.

No carsharing corporativo, nosso foco, o carro, é compartilhado entre os funcionários durante suas locomoções necessárias no dia-a-dia do trabalho.

Na realidade da mobilidade corporativa, o exemplo é parecido. Nas viagens para reuniões com clientes, o carro é utilizado para chegar até o local do compromisso. Depois, os funcionários passam horas em reunião sem precisar do carro.

Nessa situação, mesmo que o veículo fique no estacionamento por muito tempo, a empresa pagará por esse preço no aluguel. Com o carsharing, é possível compartilhar o veículo com outras pessoas enquanto ele está ocioso. Assim, elas dividem o custo referente ao tempo utilizado.

 

carsharing

 

Quais os benefícios do carsharing?

Os benefícios desse modelo são muitos, desde a proteção ao meio ambiente, até vantagens para os funcionários e a gestão de frotas. Abaixo, listamos os três maiores auxílios que o carsharing pode trazer a seus adeptos:

1. Compartilhamento entre os funcionários

Uma empresa com frota otimizada não precisa de um veículo para cada funcionário, não é mesmo? Por isso, o aluguel já funciona como uma espécie de carsharing, já que a empresa não precisa adquirir nem gerenciar seus veículos.

No entanto, ainda dá para ir mais longe na otimização de custos. Os carros terceirizados podem ser compartilhados entre seus próprios funcionários enquanto estão ociosos.

Leia também:  Dimensionamento de frotas: como saber se preciso de mais veículos?

Para fazer isso, soluções simples, como uma planilha com os destinos de cada pessoa da empresa durante o dia, até aplicativos mais sofisticados, voltados a mostrar aos funcionários qual é o veículo da empresa mais próximo, são excelentes alternativas.

2. Diminuição do custo com frotas

Com seus funcionários compartilhando carros sempre que possível, a necessidade por mais veículos diminui a cada mês. Isso gera uma economia bastante significativa a longo prazo, especialmente se considerarmos que a empresa está crescendo e contratando novos funcionários constantemente.

Dessa forma, o compartilhamento pode beneficiar quem possui a própria frota. Isso porque diminui a necessidade de veículos e faz o melhor uso daqueles que estão alocados, diminuindo o tempo ocioso que gera custos desnecessários.

3. Redução da quantidade de veículos, custos e emissões

Com uma frota menor, também diminuem as emissões de poluentes e ainda se promove o consumo consciente. O modelo ajuda a melhorar o trânsito, com menos carros nas vias — especialmente aqueles que carregam apenas o motorista. Uma frota menor também reduz drasticamente os custos com manutenção, seguro e até espaço para armazenagem dos veículos.

Quem tem a frota terceirizada já conta com esses tipos de vantagens. Adotar o carsharing vai otimizar ainda mais os custos, diminuindo a quantidade de veículos locados todos os meses.

 

Quais os impactos do carsharing nas frotas corporativas?

O principal impacto nas frotas corporativas é a diminuição da necessidade de veículos locados durante o mês para quem já conta com as vantagens da frota terceirizada.

Já para quem tem frota própria, o carsharing pode ser benéfico por reduzir os custos de aquisição de carros, manutenção e estocagem. No entanto, problemas como a depreciação dos veículos, responsável pela perda de até 50% do capital investido, não são resolvidos pelo carsharing, mas podem ser mitigados pela terceirização da frota.

Leia também:  Como fazer o termo de responsabilidade de veículo da empresa?

 

Quais as limitações desse processo?

As limitações do modelo dependem muito do estágio da sua empresa. Se ela tem muitos funcionários, tentar realizar o carsharing sem implementar alguma tecnologia para a reserva dos veículos durante o tempo ocioso pode ser um desafio intransponível.

No entanto, se a frota for terceirizada, esse processo tende a ser muito mais simples, fazendo uso das ferramentas de gestão já agregadas pela contratação do serviço.

 

O uso do carsharing pode ser uma das soluções para diminuir os gastos com veículos em sua empresa. Avalie as suas necessidades e faça um teste desse modelo de locação para ver se ele pode ser útil para o seu negócio.

Se você está procurando alternativas para reduzir os custos da sua empresa, confira por que a terceirização de frotas só cresce no Brasil e no mundo e aproveite as vantagens do compartilhamento de veículos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados