Created with Snap
Carros por assinatura: conheça um novo jeito de dirigir

Carros por assinatura: conheça um novo jeito de dirigir

Comprar um carro é uma conquista importante na vida das pessoas, mas costuma sair mais caro do que muitos gostariam. Os gastos financeiros e, principalmente a burocracia associada à propriedade de um carro costumam pesar negativamente e atrapalhar a rotina de quem precisa de mobilidade. Por isso, está surgindo uma nova alternativa para usufruir de um veículo: os carros por assinatura.

Essa modalidade segue a tendência de outras formas de serviços por assinatura. Em vez de comprar algo ou pedir um grande serviço, o melhor a fazer é contratar em forma de aluguel, com menores gastos e mais benefícios do que os relacionados à compra.

Já é bem mais comum ver a assinatura de carros em várias partes do mundo, principalmente na Europa e EUA. E logo esse serviço está ganhando mais força no Brasil.

Está curioso sobre esse tema? Então, continue lendo e veja como aproveitar esta nova oportunidade!

 

Como funcionam os carros por assinatura?

 

 

Simplificando, os carros por assinatura são como um aluguel. O cliente escolhe o veículo, o tempo de contrato e o pacote de quilometragem, além de opções como blindagem, carro reserva e serviço leva-e-traz de manutenções, entre outros. Então a locadora faz a compra do carro zero escolhido pelo cliente e entrega no endereço selecionado. No fim do período, o locatário devolve o veículo e pode fazer uma nova assinatura, podendo inclusive escolher outro modelo ou mudar de categoria, se quiser.

Esse ciclo pode se repetir pelo tempo que você julgar necessário. Se algum dia você achar que não vale mais tanto a pena alugar outro carro, basta não renovar o serviço. Considerando que toda a documentação, taxas e revisões obrigatórias estão previstas no contrato, o carro por assinatura é muito melhor do que ter que lidar com a compra, venda e a burocracia de um veículo próprio, não é mesmo?

 

Por que ter o carro próprio pode cair em desuso?

Entenda os principais motivos pelos quais cada vez mais pessoas estão deixando de comprar um carro para adotar o modelo de carro por assinatura:

 

Muitos gastos envolvidos

 

Leia também:  Unidas conquista pela 5ª vez o Prêmio Consumidor Moderno

Ter um carro próprio envolve muitos gastos recorrentes

 

Comprar um veículo nunca é tão simples quanto pagar e receber um tênis, por exemplo. Há muito mais regras, leis e outras despesas envolvidas para que você mantenha seu direito de dirigir ao longo do tempo. IPVA, combustível, manutenção, trocas de pneus, seguro contra acidentes, entre outras contas, chegarão na sua porta todo mês.

Por isso, não basta apenas economizar para comprar um carro, você deve ter uma renda sólida para mantê-lo.

 

Perda do valor de venda/ depreciação do veículo

Infelizmente, quase nenhum bem continua com o mesmo valor após a compra. Um carro, em especial, perde até 20% do seu valor no primeiro ano. Isso quer dizer, além de todo o investimento e custo de manutenção, você ainda terá um valor muito menor do que pagou pelo veículo e terá que gastar mais dinheiro se quiser comprar outro novo.

Isso se você vender o carro para outra pessoa física, cuidando de toda a negociação e dos trâmites para a transferência. Se você optar por negociar com empresas que compram seu carro para revenda, por exemplo, o valor de venda pode ser ainda menor.

Resumindo, todos os bens sofrem algum tipo de depreciação. Nos carros ela é mais acentuada, afetando muito o seu preço no mercado. Por outro lado, se você paga apenas para usar o veículo, como nos carros por assinatura, não precisa arcar com a depreciação. Isso porque, neste caso, o bem é de propriedade da locadora.

 

Financiamento, descapitalização e custo de oportunidade

Geralmente, para comprar um veículo 0km, as pessoas optam pelo financiamento.

Recorrer ao financiamento não é necessariamente um problema. Se estiver dentro de um rigoroso planejamento financeiro e de acordo com as possibilidades de cada um, pode ser uma alternativa válida. Porém, o que você precisa considerar é que a sua renda comporta um certo limite de crédito. Isso significa que, se estiver comprometido com um financiamento de um carro, é possível que não consiga financiar outras aquisições, como um imóvel ou crédito para abrir um outro negócio, por exemplo.

A mesma coisa vale para a compra de um carro zero à vista. Gastar um volume grande de dinheiro dessa maneira significa que você não poderá investir este valor em outra coisa que traga mais retorno – na verdade, a compra de um carro acarreta na perda do seu valor de venda com o passar do tempo, a chamada depreciação. Assim, ao invés de investir seu dinheiro para obter retorno adiante, estará perdendo dinheiro ao longo dos anos.

Leia também:  Unidas apoia o projeto Empoderando Refugiadas

 

Quais são as vantagens dos carros por assinatura?

Redução de custos e da burocracia são alguns dos principais benefícios de escolher o carro por assinatura ao invés de adquirir um veículo 0km:

 

Custo zero na troca do veículo

Neste novo modelo de serviço, a troca do carro não depende mais do usuário. Todos os custos iniciais envolvidos, incluindo a documentação do veículo e toda a burocracia envolvida são por conta da locadora. Você só precisa pagar a mensalidade da assinatura para manter tudo em ordem até o fim do período estipulado.

Quando o prazo acabar, é só você devolver o veículo. Você pode renovar o contrato e escolher um outro modelo se quiser, e receberá um carro 0km no endereço desejado. Todos os custos são combinados de antemão novamente, minimizando surpresas e facilitando bastante o processo.

No fim das contas, o veículo se torna um serviço que faz parte do seu orçamento mensal. Já no caso da compra de um veículo zero, se trata de uma aquisição de alto custo que pode descapitalizar e até mesmo comprometer a saúde financeira do comprador.

 

Não se preocupar com burocracia

Um dos pontos mais fortes dos carros por assinatura é que a locadora se responsabiliza pelas tarefas burocráticas, como o registro de placa, manutenções preventivas e outros pormenores que costumam dar muito trabalho, tanto no processo de aquisição quanto na manutenção do veículo.

A ideia é que a assinatura te permita aproveitar apenas a melhor parte de ter um carro: a liberdade para ir aonde quiser, a hora que quiser. Isso deixando de lado a parte mais cansativa, que tiraria completamente o seu ânimo.

 

Dirigir um carro zero todo ano

 

Vale muito mais a pena fazer a assinatura do que ter que lidar com o trabalho de troca com tanta frequência.

 

Serviços de assinatura anual são especialmente úteis para quem gosta de trocar de carro a cada ano. Se você quer sempre usar o modelo mais recente, vale muito mais a pena fazer a assinatura do que ter que lidar com o trabalho de fazer o processo de negociação, venda e compra, além de providenciar a documentação e pagar as taxas do novo veículo.

Além de ser mais prático, esse serviço também reduz parte dos seus custos envolvidos nesse processo. Lembre-se: basta solicitar o modelo novo que você deseja e continuar pagando o valor mensal da assinatura para poder dirigir um carro diferente todos os anos.

 

Quer contratar o seu carro por assinatura?

Esse é um serviço bem recente no Brasil, mas que ganha forças a cada dia. Tanto do ponto de vista dos investimentos empresariais quanto aos olhos do público. É provável que, daqui a alguns anos, esse modelo de atuação supere o total de vendas de carros ao redor do mundo.

Leia também:  Aluguel de carro elétrico no Brasil: realidade ou ficção?

A melhor opção de carro por assinatura é o Unidas Livre, novo serviço de aluguel de automóveis 0km  da Unidas. Com ele, você escolhe o modelo que deseja dirigir, o pacote de km mensal que precisa e paga um preço fixo mensal por um período de 1, 2 ou 3 anos. Todo o processo de contratação é feito on-line! Depois da aprovação e assinatura do contrato, você recebe o carro no endereço da sua escolha, com toda a documentação e taxas devidamente regularizadas. É só dirigir e aproveitar a parte boa de ter um carro!

Veja um comparativo entre a compra de um veículo 0km e o carro por assinatura Livre:

 

comparativo entre a compra de um veículo 0km e o carro por assinatura Livre

 

Outra opção, para quem precisa de um carro por períodos menores que um ano é o Unidas Mensal Mais. Nele, você aluga um veículo por prazos de 1 a 11 meses, com pronta entrega e ainda pode trocar entre os modelos do mesmo grupo sempre que viajar pelo Brasil, sem custo adicional!

Por exemplo: se você usa o seu Mensal Mais em São Paulo e precisou viajar por uma semana para Manaus, você entrega o carro, vai de avião até o destino e lá você pega outro carro. E quando voltar a São Paulo, faz a troca novamente, podendo usar outro modelo do mesmo grupo e sem pagar nada a mais por isso. Prático, não é?

A Unidas também oferece planos exclusivos de carros por assinatura para motoristas de aplicativos. Pacotes adequados de quilometragem, modelos para todas as categorias de dos aplicativos de transporte, pronta entrega, taxas e documentação inclusas, além de planos de assinatura mensal ou semanal fazem parte deste que é o serviço mais completo do mercado, com tarifas competitivas e o melhor atendimento.

 

O modelo de carro por assinatura é muito atrativo, mas pode ser difícil escolher devido às vantagens de cada formato. Para ajudar você a tirar todas as suas dúvidas, temos uma página que reúne as principais características de cada um para facilitar a comparação e auxiliar na sua escolha. Clique aqui para ver as diferenças entre os tipos de carros por assinatura e tire todas as suas dúvidas!

 

Quer fazer uma pergunta sobre os carros por assinatura? Então deixe um comentário logo abaixo e teremos prazer em ajudar. Até a próxima!

10 comentários em "Carros por assinatura: conheça um novo jeito de dirigir"

  1. Charles Berbere disse:

    Excelente opção.
    O mesmo contrato vale para utilitários.
    Preciso de uma Fiorino

  2. Anivaldo cunha franco disse:

    Gostaria de alugar um carro por assinatura para aplicativo

    1. Unidas Frotas disse:

      Anivaldo, temos planos exclusivos com pacote de km e outras vantagens para motoristas de aplicativos. Clique aqui e confira!

  3. Moises De Menezes Moreira disse:

    Achei muito interessante e prático

  4. Jose Geraldo Sena disse:

    Interessante , gostaria de saber sobre valores , quanto me custaria ?

  5. Angelo Colla Francisco Neto disse:

    Acredito ser viável, desde que o preço das mensalidades seja razoavél, gostaria de ter uma ideia de custo.

  6. Valter Ferreira da silva disse:

    sucintamente digo, este é o modal que se aplicará no futuro, não tenho duvida disso, aprovo a ideia, vista que, as dificuldades de crédito nos dias de hoje tem sido um empecilho para aquisição de bem duráveis, no caso o “carro”.

  7. Jorge mota bastos disse:

    Adorei a ideia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados