Created with Snap
Armazenagem de produtos perecíveis

Armazenagem de produtos perecíveis: como fazer até o transporte?

O transporte e armazenagem de produtos perecíveis são tarefas complexas e que precisam ser muito bem planejadas. Existem vários detalhes a serem observados ao se tratar dessas questões logísticas, principalmente no que diz respeito a entregas de longas distâncias.

Desse modo, toda a responsabilidade envolvida nas questões de segurança, transporte e armazenagem de produtos perecíveis até a chegada ao destino final é enorme. Por isso, é importante tomar diversas medidas e estratégias para manter o controle máximo de toda a operação, garantindo a melhor qualidade possível na entrega.

Neste artigo, você entenderá as normas desse processo logístico, a importância da armazenagem de produtos perecíveis e os cuidados que devem ser tomados no transporte desses produtos. Para isso, basta continuar a leitura!

A importância da armazenagem de produtos perecíveis

Em um primeiro momento, é preciso especificar rapidamente o que são produtos perecíveis. São aqueles que perdem sua qualidade ou valor após determinado tempo, independentemente dos processos realizados para sua conservação. Os produtos perecíveis mais comuns são alimentos como carnes, frutas, grãos e legumes, mas também podem incluir flores, plantas não comestíveis e produtos farmacêuticos.

Agora, é preciso falar dos motivos pelos quais é tão importante fazer uma boa armazenagem de produtos perecíveis. O principal deles é, justamente, prevenir a empresa do desperdício e da perda desses itens, evitando custos desnecessários e tornando o processo produtivo muito mais bem-sucedido. Nesse sentido, a maior dificuldade costuma ser a cadeia logística, já que a empresa precisa focar esforços tanto no armazenamento quanto no transporte dos produtos.

Leia também:  Liderança empresarial: como o RH pode prepará-la de forma estratégica?

Além disso, a variedade de cargas costuma ser grande, sendo necessárias, para cada uma delas, normas e regulamentos específicos tanto para o transporte quanto para a armazenagem de produtos perecíveis. Lembrando, também, que as condições exigidas pelos órgãos sanitários se aplicam a todo o processo, e não apenas a uma parte dele.

Os cuidados para armazenar produtos perecíveis

Mas, afinal, quais são os cuidados que devem ser tomados para a armazenagem de produtos perecíveis? De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a maior parte dos desperdícios de produtos perecíveis ocorre durante o manuseio e transporte desses itens, representando cerca de 50% das perdas. Para evitar esse problema, é essencial tomar alguns cuidados. Veja alguns deles a seguir:

Adequação da armazenagem de produtos perecíveis

O primeiro cuidado relevante na armazenagem de perecíveis começa no momento do embarque da carga. Nesse sentido, os perecíveis necessitam de máxima atenção no seu manuseio, evitando quaisquer tipos de avarias e impurezas no ambiente que possam comprometer a qualidade do produto final.

Dessa forma, os veículos utilizados para o transporte de perecíveis devem ser permanentemente providos de termômetros calibrados e de fácil leitura, atentando-se às temperaturas e condições adequadas para a carga.

Armazenagem de produtos perecíveis

 Atenção às normas específicas de cada setor

Como citamos, cada setor de perecíveis apresenta normas e especificações próprias, sendo necessário que a empresa tenha conhecimento de todas as questões a serem avaliadas. Por isso, existem diferentes medidas a serem tomadas para o armazenamento de carnes e de medicamentos, por exemplo.

É importante ressaltar também que, em tempos de pandemia de coronavírus, é essencial estar atento às normas de segurança e higienização recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar qualquer tipo de contaminação dos perecíveis, seja no armazenamento ou no transporte.

Leia também:  Como realizar o gerenciamento de motoristas? Confira 5 dicas práticas!

Cuidados ao lacrar o ambiente

Pode parecer simples, mas é um cuidado extremamente importante: para que a carga esteja em excelentes condições na hora do transporte, é preciso que ela não sofra nenhum tipo de interferência externa. Dessa forma, o ambiente deve ser aberto somente no momento do transporte.

A falta de cuidado ao fechar o ambiente ou aberturas não identificadas é um problema comum na armazenagem de alimentos perecíveis. Qualquer exposição, por menor que seja, pode gerar avarias que prejudicam muito a qualidade dos produtos.

Atenção à temperatura interna

Já falamos brevemente sobre a questão da temperatura interna durante a armazenagem de produtos perecíveis, mas ainda é preciso dizer que os equipamentos utilizados para a refrigeração não devem oferecer risco de contaminação ao produto, mas sim garantir, na armazenagem, a temperatura adequada — que deve ser mantida também durante o transporte.

Em geral, quando se trata de alimentos perecíveis, é preciso que eles sejam colocados em ambientes bem fechados e em condições de temperaturas específicas para cada perecível. No caso da refrigeração, esses valores podem variar de -18ºC a 7ºC.

Atenção ao transporte dos produtos perecíveis

Por fim, existem também questões a serem consideradas em relação ao transporte dos produtos perecíveis, seja ele feito por veículos próprios ou não. Muitas delas têm relação ao momento da armazenagem, como a adequação de normas e o controle de temperatura, mas também é preciso atenção a outros detalhes.

Além disso, existe a questão da embalagem, que garante a preservação das mercadorias por mais tempo; em alguns casos, ainda existem questões como restrições de empilhamento de carga, por exemplo, ou a necessidade de mais de um tipo de embalagem para envolver um único produto.

Leia também:  Unidas inova com carros elétricos para frotas corporativas

Deu para perceber a importância de uma boa armazenagem de produtos perecíveis para garantir a melhor qualidade na entrega, não é? Esses procedimentos são essenciais para a preservação da saúde de clientes e parceiros, bem como para a melhoria dos processos internos, aumentando a produtividade.

E para que o transporte ocorra da melhor maneira, sem o risco de prejuízos desnecessários que podem causar gastos extras à empresa, é importante observar as características específicas da carga e do veículo e tomar a precaução de renovar a frota sempre que necessário.

A questão do transporte pode ser um desafio para qualquer negócio. Por isso, contar com uma empresa parceira especializada pode ser uma boa ideia para melhorar e otimizar a gestão de frotas da sua empresa.

E então, o que achou desse conteúdo sobre cuidados no transporte e na armazenagem de produtos perecíveis? Deixe seu comentário abaixo sobre o que achou do texto e contribua com a nossa troca de ideias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados