Created with Snap
aluguel de caminhão refrigerado

Aluguel de caminhão refrigerado: quais as vantagens?

O transporte de cargas é uma atividade muito importante para a manutenção de vários negócios. Se você lida com grande volume de mercadorias, por exemplo, então é provável que precisa de uma frota de caminhões para dar conta de todas as entregas. E, considerando que o transporte não seja seu core business, investir na terceirização de frotas pode ser a sua melhor alternativa.

Algo importante a considerar é o aluguel de caminhão refrigerado, que pode ser uma necessidade para certos tipos de negócio. Mesmo sendo um tipo bem específico de veículo, sua locação pode ser bem mais rentável para a manutenção dos seus serviços e entrega dos produtos com mais qualidade.

Para esclarecer isso, vamos falar um pouco mais sobre o aluguel de caminhão refrigerado, quando ele é necessário, suas vantagens e como fazer a melhor escolha. Acompanhe!

Quando o caminhão refrigerado deve ser usado?

Para alguns tipos de carga, como carnes, produtos químicos e afins, é necessário manter uma temperatura baixa para que sejam preservados durante o transporte. Nesses casos, o uso de um caminhão refrigerado se torna obrigatório, pois impede a deterioração.

Em viagens curtas, alguns desses produtos podem não requerer esse cuidado, mas o mais provável é que apenas esse tipo de veículo seja capaz de levá-los ao seu destino em bom estado.

Leia também:  Bati o carro da empresa, e agora? Saiba o que fazer nesse caso!

Por que trazer o aluguel de caminhão refrigerado para sua frota?

Se esse tipo de veículo já é uma necessidade para sua frota, a principal dúvida que resta é: optar pela locação ou pela aquisição?

Empresas mais tradicionais podem preferir uma frota própria, mas há bons motivos para escolher a terceirização de frota nesse caso específico. Veja alguns benefícios:

Maior segurança para a carga

Uma das principais preocupações durante o transporte de mercadorias é a sua preservação. Qualquer defeito pode diminuir seu valor para o cliente final, o que também prejudica a rentabilidade do seu negócio. Algo especialmente importante com produtos que precisam de baixa temperatura para serem preservados.

Os caminhões refrigerados contam com a estrutura ideal para lidar com esses produtos, não apenas em relação à temperatura, mas também a outros pontos de sua infraestrutura, como organização da carga, prevenção impactos, etc.

Prestação de serviços mais especializados

Digamos que a empresa não tenha caminhões refrigerados em frota, mas considera investir em produtos que requerem esse tipo de preservação. Nesse caso, ao fazer sua locação, o negócio amplia o número de serviços que pode prestar com qualidade, podendo atingir um novo mercado. Esse é um ponto bem positivo para a manutenção e crescimento do negócio, pois amplia a diversidade de serviços e, consequentemente, aumenta sua rentabilidade.

aluguel de caminhão refrigerado

Custo total reduzido

Por outro lado, muitos negócios não lidam com cargas que requerem esse tipo de preservação o tempo todo. Como resultado, um caminhão comprado dessa forma teria que ficar parado por muito tempo, sem gerar nenhum retorno e apenas criando custos de manutenção.

Nesse contexto, o aluguel de caminhão refrigerado se mostra como uma ótima alternativa. Em vez de investir o valor completo do veículo de uma vez, você paga para fazer uso dele apenas no período necessário. Isso reduz consideravelmente o custo inicial que ele gera, assim como as despesas com manutenção e armazenamento. Tudo sem deixar o seu capital parado.

Leia também:  7 vantagens do aluguel de caminhão-baú para a sua frota

Menor perda em caso de acidentes ou defeitos

Para qualquer gestor de frota, a ocorrência de algum acidente ou defeito em um dos veículos pode representar uma perda considerável de produtividade. Além dos custos imediatos para retificar o problema, também é necessário levar em conta os possíveis atrasos e perda de prazos.

Com a locação de veículos, boa parte desses riscos são reduzidos. Primeiramente, a empresa provedora é quem lida com os custos envolvidos no processo, já que há um seguro envolvido na maioria dos contratos. Além disso, caso um caminhão apresente defeito, basta solicitar outro para substituí-lo, sem custo adicional.

Como escolher o melhor serviço de aluguel de caminhão refrigerado?

Se os benefícios desse tipo de serviço convenceram você a optar pela terceirização de frotas, então o que resta é saber como escolher o serviço ideal. Para isso, separamos aqui alguns critérios que você pode usar para tomar a melhor decisão. Confira!

Adequação ao tipo e volume da carga

O uso do caminhão refrigerado já é, por si só, uma exigência baseada no tipo de carga. Porém, há outros fatores que afetam o modelo específico do veículo e suas exigências. Por exemplo, o volume e peso da carga, nível de regulação do resfriamento, necessidade de outros recursos para a melhor preservação dos produtos, entre outros. Leve tudo isso em conta e veja quais opções melhor atendem às suas demandas.

Reputação da empresa fornecedora

Para encontrar os melhores veículos, é necessário encontrar também a empresa certa para fornecê-los. E um dos melhores termômetros para a qualidade desse trabalho é a opinião do público. Antes de fechar contrato, converse com outras pessoas que contratam a mesma empresa e veja a opinião de todos sobre a qualidade da frota, índice de defeitos, atendimento etc. Isso dará uma perspectiva melhor do real benefício que ela tem a oferecer.

Leia também:  7 motivos para investir na terceirização de frota de caminhões

Área de atendimento e circulação

Diferentes empresas de locação de veículos também podem limitar sua área de atuação de diferentes formas. Algumas oferecem cobertura nacional, enquanto outras limitam seus veículos a circularem dentro de um determinado território. No aluguel de caminhão refrigerado, isso não é diferente. Considere sua demanda e veja se a fornecedora está alinhada com seu tipo de trabalho.

Relação entre custo e benefício

No fim das contas, o fator que mais pesa para qualquer decisão empresarial é o retorno que pode ser esperado em relação ao investimento. Calcule bem qual será o custo de cada opção, compare a qualidade e veja quanto de cada uma pode gerar. A opção que oferece a melhor relação entre custo e benefício deve ser a melhor para você.

Com essas informações, você já pode decidir o melhor aluguel de caminhão refrigerado para melhorar sua rentabilidade. E com a ajuda da Unidas Frotas, você vai encontrar todos os veículos e auxílio que precisa para aumentar sua produtividade.

Se quiser saber mais, entre em contato com a Unidas Frotas e conheça nossos serviços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados