Created with Snap
Compra x aluguel de carro corporativo: o que é mais vantajoso?

Compra x aluguel de carro corporativo: o que é mais vantajoso?

Empresas estão sempre em busca de diminuir os gastos e aumentar as receitas. Em se tratando de frotas, é bastante comum o questionamento do que é mais vantajoso: a compra ou o aluguel de carro corporativo. Para responder essa pergunta, é preciso considerar diversos aspectos, a começar pelos custos de cada opção.

Evidentemente, não existe apenas uma resposta para essa pergunta. Porém, na maior parte dos casos, uma empresa tem muito a ganhar quando decide pelo aluguel de carro corporativo em vez de manter uma frota própria. É por isso que, neste artigo, falaremos sobre algumas das vantagens do aluguel e por que essa pode ser a melhor escolha para o seu negócio.

Mas antes, é preciso conhecer quais são os custos envolvidos no carro próprio, para depois entender com mais facilidade por que o aluguel de carro corporativo pode ser mais vantajoso. Então, é só continuar a leitura!

Quanto custa um carro próprio?

Em primeiro lugar, podemos citar o gasto mais comum do veículo próprio: o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). É muito importante considerar esse fator, uma vez que esse imposto é cobrado anualmente e, muitas vezes, tem um valor considerado alto.

Outro pagamento obrigatório para todos aqueles que decidem pela compra é o DPVAT (Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres). Esse seguro existe para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas motoristas, passageiros ou pedestres.

Leia também:  Entenda os impactos do carsharing nas frotas corporativas

Além disso, um carro exige gastos frequentes, como as manutenções, e tende a sempre desvalorizar seu valor de mercado com o tempo. Por fim, o não pagamento de impostos e taxas cobrados do proprietário também acarreta mais gastos, como juros, multas, etc.

Como funciona o carro corporativo?

O carro corporativo é encarado como um grande benefício concedido pelas empresas, uma vez que traz facilidade e autonomia nos deslocamentos que precisam ser realizados em nome da companhia. Assim, ter um carro à disposição é um grande atrativo para os colaboradores, além de tornar mais rápidas as atividades e processos diários do seu negócio.

Dessa forma, o carro corporativo é um veículo que está à disposição de gestores e colaboradores para atividades que digam respeito às necessidades da empresa, podendo ser utilizado sempre que necessário. Entretanto, sabe-se que ele pode trazer muitos gastos, tornando-se, muitas vezes, uma dor de cabeça para o gestor. E é por isso que pode ser bastante vantajoso decidir pelo aluguel de carro corporativo. Os motivos? Veremos a seguir!

Quais são as vantagens do aluguel de carro corporativo?

O aluguel de carro corporativo costuma ser bastante vantajoso e funciona de forma muito simples: a sua empresa aluga o carro, paga os custos fixos e faz a devolução assim que não precisar mais do veículo.

Vejamos, então, quais são as vantagens do aluguel para ajudar você a entender se essa é realmente a escolha certa para seu negócio:

Economia

Como não poderia deixar de ser, o primeiro item é a economia. Com o aluguel de carro corporativo, você tem um custo-benefício muito bom, principalmente se o uso do veículo é constante. Assim, ao colocar tudo na ponta do lápis no final do dia, você percebe que não precisa arcar com custos como manutenção, impostos, seguro do carro, licenciamento e documentação.

Leia também:  Alugar ou financiar carro para empresa: qual a melhor opção?

No caso do aluguel, é possível, até mesmo, investir na escolha de carros elétricos, oferecendo ainda mais economia (sem combustível) e posicionando sua empresa na condição de uma marca sustentável.

Ausência de problemas com manutenção

Ausência de problemas com manutenção

A segunda vantagem do aluguel de carro corporativo também tem a ver, indiretamente, com economia. Isso porque carros alugados dispensam preocupação com questões de manutenção. Dessa forma, se você conta com frota terceirizada, pode ter sempre a garantia de que os veículos estarão em bom funcionamento e não ficarão parados por falta de manutenção — ou seja, também não trarão prejuízos para o seu dia a dia.

Custos fixos

Apesar de o aluguel de carro corporativo também implicar um custo, eles são fixos. Ou seja, você sabe exatamente quanto deverá pagar mensalmente para manter sua frota, sem preocupação de gastos imprevistos. Isso permite que a empresa tenha mais segurança na hora de fechar negócio e faça um planejamento financeiro muito melhor no que diz respeito à frota, sem sofrer com custos extras não programados.

Gestão simplificada

Um dos grandes problemas de ter veículos próprios é a questão de multas e infrações. Para uma empresa com uma frota média ou grande, isso se torna ainda mais complexo. Assim, ao optar pelo aluguel de carro corporativo, você terceiriza também a gestão e administração de multas e infrações, não correndo o risco de perder prazos e, consequentemente, arcar com mais prejuízos. Além de, claro, permitir que seu gestor tenha tempo para as atividades essenciais do negócio.

Mais autonomia

Outra vantagem do aluguel de carro corporativo é a comodidade para os colaboradores. Caso pessoas de diferentes áreas da empresa necessitem de um deslocamento na mesma semana, o aluguel de carros assegura a autonomia da sua empresa, sem precisar parar nenhum tipo de atividade por falta de veículo. Além disso, existe a opção de carros diferenciados, como os de luxo para ocasiões específicas ou o carro blindado corporativo.

Leia também:  Unidas é primeira empresa brasileira a receber selo EV100

Quais são as facilidades no dia a dia?

Para ajudar você a decidir com mais facilidade sobre o aluguel de carro corporativo, aqui vai mais uma vantagem: ele traz muita facilidade para o dia a dia de uma empresa.

Se você é gestor ou colaborador de uma corporação, sabe que existem milhares de afazeres diários e que o tempo é sempre precioso. Por isso, contar com a facilidade do aluguel de carro corporativo pode facilitar muito as demais tarefas, além de oferecer mais tempo, maior agilidade e mais autonomia para todos os envolvidos.

Por fim, se você percebeu que o aluguel de carro corporativo é realmente a melhor opção para seu negócio, não espere mais. Converse com a Unidas Frotas para conhecer a melhor solução para sua empresa, com as melhores condições e a garantia de qualidade em qualquer um de nossos serviços. Clique aqui e entre em contato agora com um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2022 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados