Created with Snap
Alugar ou financiar carro

Alugar ou financiar carro para empresa: qual a melhor opção?

Muitas empresas que precisam de uma frota para prestar seus serviços ficam na dúvida entre alugar ou financiar carro. Afinal, ambas as alternativas apresentam boas vantagens. Contudo, é preciso avaliar qual delas oferece o melhor custo-benefício.

Além disso, é necessário que a logística da empresa seja de qualidade e ofereça serviços rápidos, econômicos e eficientes para garantir a satisfação do cliente. Logo, torna-se fundamental ter essas características em mente, pois elas influenciam diretamente na escolha do tipo da frota.

Para ajudar você nessa escolha, vamos pontuar aqui as vantagens e as desvantagens de alugar ou financiar carro para a empresa. Acompanhe a leitura!

Financiar carro para empresa: vale a pena?

Vantagens

Financiar a própria frota tem a vantagem de centralizar a gestão. Esse fator pode ser ainda mais interessante para empresas que realizam o transporte de cargas perigosas, como combustíveis e materiais hospitalares.

Sendo assim, a centralização contribui com o aumento da confiabilidade dos processos, visto que foram realizados pela própria empresa. A longo prazo, essa alternativa permite maior controle do fluxo de caixa, dispensando, assim, a necessidade de contratar esse serviço de uma empresa terceirizada.

Desvantagens

Contudo, ao mesmo tempo que a centralização oferece vantagens interessantes para a empresa, ela pode comprometer a gestão financeira do seu negócio, principalmente se não tiver um planejamento prévio. Isso porque adquirir a própria frota requer investimentos bastante elevados no início, pois, além do custo com o próprio veículo, é preciso treinar os profissionais, disponibilizar uma equipe responsável pelo monitoramento da frota e investir em uma infraestrutura para alocar os carros.

Leia também:  Gasolina ou etanol: qual combustível devo utilizar na minha frota?

Lembre-se de que, com o passar do tempo, o veículo sofre com a depreciação ― um fator que dificulta a movimentação na frota, como vender e trocar os carros em um futuro próximo. Sem contar que o desgaste obtido por meio do uso é de total responsabilidade da empresa que os adquiriu.

Por esse motivo, é importante considerar que, quando a dívida for quitada, os veículos já estarão desgastados e danificados. Isso reduz ainda mais o valor do carro quando ele for revendido e aumenta progressivamente a necessidade de renovação da sua frota de veículos.

Não podemos nos esquecer de que os gastos com manutenções e consumo de combustível também consomem parte do orçamento da empresa. Então, para saber se comprar a própria frota é a melhor alternativa para você, é preciso ter bem definida a utilidade que os veículos terão, assim como se o seu orçamento cobre os custos. Isso ajuda você a analisar se os gastos obtidos ao longo do uso valerão a pena.

alugar ou financiar carro

Alugar carro para frota da empresa: vale a pena?

Vantagens

Optar pelo aluguel da frota tem sido a prioridade de muitos empreendedores atualmente devido às vantagens que essa alternativa oferece. Para se ter uma ideia, quando o gestor escolhe alugar os veículos, ele não tem trabalho com a parte burocrática, como licenciamento, emplacamento, vistoria, etc., pois tudo isso fica na responsabilidade da locadora.

Outro ponto bastante positivo é sobre os gastos com manutenções preventivas e corretivas, que consomem parte do orçamento da empresa. Quando a frota é terceirizada, esse custo também fica sob responsabilidade da locadora.

Quando há a necessidade de aumentar a frota, a escalabilidade é um dos pontos fortes de uma frota alugada ou terceirizada. Nesses casos, basta informar à locadora sobre a sua demanda, que vai providenciar os veículos necessários e ajustar as tarifas. Pode-se ressaltar também que o custo total para investir em uma frota terceirizada é bastante baixo quando comparado com o financiamento de carro para empresa.

Leia também:  Como contratar motorista para frota: 6 dicas do que avaliar

Sendo assim, optar pela frota terceirizada é uma alternativa mais econômica, flexível e segura. Essa última característica faz com que você tenha certeza de que nunca será deixado na mão e, por isso, não terá seu transporte prejudicado.

Em suma, as vantagens de alugar são:

  • menos burocracia;
  • não há necessidade de revenda;
  • renovação da frota sempre que necessário;
  • mais economia.

Desvantagens

A única desvantagem evidente de quando você opta pela frota terceirizada é a restrição no controle da operação. Ou seja, a locadora se torna a principal responsável por realizar todo o controle da frota. Mas, na verdade, isso se torna uma vantagem ao aliviar a carga de responsabilidades de vários profissionais estratégicos da sua operação, como o gestor de frotas, e permite que seu escopo de trabalho se volte para aquilo que é mais importante: o core business da sua empresa.

Além disso, é sempre bom confirmar se a locadora possui veículos suficientes para atender às variações da demanda, pois esse ponto pode tornar-se uma desvantagem se a empresa contratada não dispuser de meios suficientes para ajudá-lo a lidar com a sazonalidade. Conte com uma locadora sólida e capacitada para proporcionar uma boa escalabilidade para sua frota.

Alugar ou financiar carro para a empresa, eis a questão!

Como vimos, tanto o financiamento da frota quanto o aluguel oferecem vantagens e desvantagens. Para você saber qual é a melhor alternativa para a sua empresa, é preciso analisar com cuidado quais são as suas necessidades e disponibilidades financeiras para assumir um dos dois compromissos.

Para você saber qual das duas é a melhor, basta considerar as seguintes situações: se sua empresa trabalha 24 horas por dia, precisa realizar entregas ágeis com frequência e quase sempre acontece uma mudança de última hora, investir na sua própria frota pode ser a melhor alternativa. Mas se a sua gestão dispõe de bons planejamentos para as entregas e alterações acontecem raramente, contar com os serviços de uma empresa terceirizada é mais vantajoso e lucrativo. Logo, a melhor escolha é aquela que atende às necessidades e expectativas da sua empresa.

Leia também:  Quais são os principais KPIs logísticos para ficar atento? Descubra

Essas foram as principais vantagens e desvantagens sobre o financiamento de carro para empresa. Contudo, se após a leitura deste conteúdo você ainda está em dúvida entre alugar ou financiar carro, sugerimos que você faça uma simulação para avaliar os dois cenários e, assim, decidir qual é a melhor alternativa para você.

Deseja fazer a simulação agora? Então, clique aqui e descubra qual é a melhor opção para a sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados