Created with Snap
ações para engajar colaboradores

8 ações para engajar colaboradores e líderes

Para que uma empresa tenha sucesso no mercado e alcance grandes resultados, é muito importante que ela implemente ações para engajar os colaboradores. Afinal, contar com uma equipe dedicada e empenhada em superar desafios proporciona inúmeros benefícios para o negócio.

Além de trazer entusiasmo e energia para as atividades a serem desenvolvidas, colaboradores comprometidos e engajados se mostram mais satisfeitos com o trabalho e apresentam um maior envolvimento com os objetivos da organização. Como consequência, contribuem para o alcance de metas e com a superação de desafios.

Frente à importância dessa prática, preparamos este post com 8 ações para engajar colaboradores que devem ser adotadas no dia a dia da empresa, de modo a contribuir para o seu crescimento. Acompanhe!

1. Alinhe os benefícios e a remuneração

Se você deseja atrair e reter talentos para o seu negócio, é muito importante oferecer salários e benefícios alinhados com o mercado de trabalho. Para fazer isso de forma eficiente, é necessário pesquisar o que é praticado no mercado e manter uma coerência entre remuneração e benefícios oferecidos em sua empresa e os ofertados pelos concorrentes.

Além disso, o valor pago aos colaboradores e os benefícios disponibilizados precisam ser compatíveis com os serviços realizados por eles. Apenas assim é possível converter o trabalho do profissional em um investimento e gerar lucro e produtividade para todas as partes envolvidas.

2. Mantenha a cultura organizacional viva

Quando os colaboradores são movidos pelos mesmos princípios da empresa em que trabalham, fica muito mais fácil manter a cultura organizacional viva, não é? Para atingir esse fim, é importante deixar claro junto à equipe qual é a missão, a visão e os valores do negócio. Mas a cultura organizacional vai muito além disso.

Leia também:  10 dicas para motivar funcionários na sua empresa

Contratar bons colaboradores também é imprescindível, pois, caso uma pessoa não esteja alinhada com os objetivos e ideais da empresa, sem dúvida ela não será compatível com o trabalho. Investir nos profissionais e reconhecer bons resultados também são práticas necessárias.

3. Invista no desenvolvimento da equipe

A falta de habilidades para executar uma tarefa é um dos principais motivos para a queda da produtividade na empresa e o desânimo entre os empregados. Nesse sentido, os gestores precisam mostrar que se preocupam em aprimorar as habilidades de seus times, pois o desenvolvimento profissional é sinônimo de engajamento e crescimento do negócio.

Aqui, a dica é investir em cursos, treinamentos, capacitações e atividades extras. Além de fazer com que os profissionais se tornem capacitados e tenham mais motivação, essa prática contribui para que eles apresentem um trabalho de excelência no dia a dia, pois vão se atualizar sobre as principais práticas do mercado e terão domínio sobre as tarefas.

4. Mantenha a porta aberta para feedbacks

O feedback é uma resposta dada pelo gestor ao colaborador com o intuito de melhorar a sua performance e aumentar a produtividade no ambiente de trabalho. Esse retorno é muito importante, pois o profissional vai entender quais são seus pontos fortes e fracos e o que precisa ser melhorado para seu crescimento individual.

Trata-se de uma ferramenta construtiva que não pode ser deixada de lado na empresa, pois incentiva o crescimento e deixa o colaborador mais motivado. Mas é importante que alguns cuidados sejam seguidos ao dar o feedback, como fazer conversas privadas para não constranger as pessoas, evitar focar apenas em pontos negativos ou expor as ideias de maneira muito longa e complexa.

5. Envolva o time nos processos e decisões

Em muitos momentos, a tomada de decisões colaborativa representa o caminho mais eficiente no ambiente organizacional. Isso acontece porque, em vez de fazer uma escolha isolada, você terá a possibilidade de conversar com sua equipe para analisar pontos de vista diferentes do seu, podendo encontrar alternativas melhores do que você esperava.

Leia também:  Programa Novos Horizontes Unidas: transformação pela educação

ações para engajar colaboradores

Para envolver o time na execução de processos e na tomada de decisões, faça reuniões frequentes e convide todos a oferecer opiniões e sugestões sobre os problemas a serem resolvidos. Pode ter certeza de que, ao seguir essa prática, os desafios serão enfrentados de forma muito mais fácil.

6. Entenda a motivação das pessoas

As ações para engajar colaboradores que apresentamos neste conteúdo são certeiras e vão ajudar a aumentar o engajamento de sua equipe. No entanto, como falamos de seres humanos, há muitas variáveis no que diz respeito à motivação das pessoas — afinal, cada um pode ser estimulado por algo diferente.

Assim, é importante dar abertura aos profissionais do negócio para que expressem suas necessidades e indiquem quais condições podem favorecer a sua produtividade. Além disso, pergunte quais mudanças poderiam ser feitas para tornar os processos da empresa mais eficientes e ágeis e, claro, capazes de aumentar a motivação no dia a dia.

7. Seja um líder inspirador

Nenhuma pessoa consegue se engajar em uma empresa com líderes que não valorizam seus colaboradores nem os incentivam, certo? Por isso é tão importante que você adote uma liderança inspiradora, demonstrando interesse pela equipe e investindo tempo para compreender as necessidades de cada um.

Outras práticas presentes na liderança inspiradora é oferecer oportunidades, propor desafios, propiciar a autonomia e garantir capacitações constantes do time. E mais: é preciso agir de forma competente, apaixonada e proativa para ter êxito nesse processo e tornar as pessoas do negócio mais motivadas.

8. Ofereça carro-benefício

Por fim, recorrer ao carro-benefício também é uma ótima ideia para quem deseja valorizar os colaboradores. Com esse benefício, os profissionais receberão um veículo para ser usado no trajeto casa-trabalho e em seus momentos de lazer. Assim, a locomoção do colaborador é facilitada e você ainda consegue reter talentos no negócio.

Leia também:  10 maneiras práticas de reduzir o turnover

No post de hoje, você conferiu as melhores ações para engajar colaboradores. Apesar de a motivação ser algo pessoal e variar de uma pessoa para outra, lembre-se de que sua empresa deve sempre buscar entender qual é a motivação dos colaboradores da equipe para, assim, conseguir engajá-los e aumentar os resultados do negócio.

Se você gostou deste conteúdo e quer conferir outras dicas e orientações importantes para o seu dia a dia, assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail todas as novidades do blog da Unidas Frotas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2022 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados