Created with Snap
5 dicas para dirigir em trechos e áreas alagadas com cuidado

5 dicas para dirigir em áreas alagadas com segurança

Dirigir em áreas alagadas exige prática constante e conhecimento não somente das normas de trânsito brasileiras, mas também das condições do veículo, das vias e dos arredores, bem como das técnicas de direção defensiva. E mesmo os motoristas mais experientes não estão livres de passar por situações que desafiam todo seu conhecimento.

Atravessar trechos alagados exige atenção redobrada e segurança para evitar acidentes ou danos ao veículo, e nem sempre o condutor está preparado para isso. Claro que em alguns casos é possível contornar os alagamentos, mas muitas vezes é impossível evitar o trecho tomado por água, seja em áreas urbanas ou em regiões com rios, ou mesmo enquanto a chuva ainda está caindo.

Se você quer estar preparado para essa situação cada vez mais comum principalmente em grandes cidades, confira essas dicas e esteja sempre pronto para superar esses desafios:

1) Avalie o trecho e planeje sua rota

Pode ser difícil estimar a profundidade da área alagada, mas se a altura da água ultrapassar o centro da roda, é sinal de problema. Se não for possível enxergar onde termina o ponto de alagamento, também convém avaliar uma rota alternativa.

Outro ponto a considerar são os buracos ou obstáculos que podem se chocar com o carro, causando danos graves ao veículo. Nesses casos, a orientação é estacionar o carro em local seguro e aguardar.

2) Mantenha a aceleração constante

Mantenha a aceleração constante

Ao dirigir em áreas alagadas, o carro deve se manter em marcha reduzida, com uma aceleração constante e velocidade média — não rápido a ponto de espirrar água, mas o suficiente para formar uma pequena movimentação na água à frente do para-choque.

Leia também:  7 ideias infalíveis para aumentar o engajamento de colaboradores

Não acione a embreagem e não troque de marchas durante o trajeto, apenas ao chegar em um local seco e seguro.

3) Redobre a atenção ao dirigir em áreas alagadas

Redobre a atenção ao dirigir em áreas alagadas

Durante o período de chuvas ou em locais com asfalto molhado, o risco de aquaplanagem é grande, e por isso é importante redobrar a atenção, não apenas no trajeto, mas também nos carros ao redor e em possíveis obstáculos ou buracos.

Manter uma distância maior do carro à frente ao passar por trechos de alagamento evita acidentes e permite mais tempo e espaço para manobras em caso de problemas.

4) Desligue equipamentos desnecessários

Durante o trajeto, o veículo pode apresentar aumento do esforço para vencer a resistência da água. Nesses casos, desligue o rádio, ar condicionado, luz interna e tudo que não for estritamente necessário para a segurança durante a travessia.

5) Assim que possível, encaminhe o carro para uma revisão

Mesmo que não aparente ter sofrido danos, é importante que o veículo passe por uma revisão completa, que inclui:

  • Avaliação dos componentes mecânicos e eletrônicos
  • Troca do óleo e filtros
  • Verificação do óleo da transmissão e dos eixos diferenciais
  • Checagem do filtro de ar e do sistema elétrico
  • Limpeza imediata dos estofados, carpetes e sistema de ventilação

Engana-se quem pensa que alguns carros são melhores que outros para enfrentar áreas alagadas – exceto veículos off-road (preparados para trilhas), por exemplo. Por isso, sempre que possível, evite passar por áreas com histórico de alagamentos e fique atento às notícias sobre pontos críticos durante a estação das chuvas.

Mas, se for inevitável, siga nossas dicas para chegar em segurança ao seu destino e evitar danos ao veículo.

Curtiu as dicas? Curta também nossa página no Facebook e nas outras redes sociais. E até a próxima!

Leia também:  Gasolina ou etanol: qual combustível devo utilizar na minha frota?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

você também pode gostar de:

© 2021 Unidas Frotas. Vamos juntos. - Todos os direitos reservados